Portal do Gremista
Confira as últimas notícias sobre o Grêmio, como jogos, contratações, vendas, rumores, e tudo que você precisa saber sobre o tricolor gaúcho.

- Publicidade -

Categorias de base do Grêmio estão entre as mais eficientes do país

Há uma grande disparidade financeira entre os clubes europeus e os brasileiros

- Publicidade -

Sendo o esporte mais popular no mundo, o futebol movimenta grandes massas. A disparidade financeira entre os clubes europeus e os clubes brasileiros é um abismo que reflete no futebol apresentado dentro de campo. Sem entrar muito no mérito da questão estrutural, com uma economia bastante inferior em comparação com os países desenvolvidos, o Brasil é considerado um celeiro de craques no futebol mundial. As categorias de base do Grêmio, por exemplo, estão entre as mais eficientes do país.

É provável que você também goste:

Noite perfeita para os gremistas, mesmo sem o time jogar

Diogo Barbosa e Cortez disputam a vaga na lateral-esquerda do Grêmio: quem deve ser titular?

Torcida do Grêmio pede Luan de volta e oferece meia ao Corinthians na troca

- Publicidade -

5 Gremistas que fizeram história no BBB

Categorias de base do Grêmio estão entre as mais eficientes do país

Sendo a seleção com mais títulos conquistados na Copa do Mundo e sem o vigor financeiro dos times europeus, recorrer às categorias de base, muitas vezes, é a única alternativa dos clubes brasileiros para montar elencos competitivos e também como fonte de receita.

Infelizmente, a venda de jovens promessas para o exterior representa, também, a sobrevivência dos clubes. Portanto, diante desse contexto, é inevitável um planejamento de longo prazo para revelar bons jogadores todos os anos.

- Publicidade -

Na vanguarda entre as equipes brasileiras, o Grêmio tornou-se referência no trabalho feito nas categorias de base, que rende frutos dentro de campo e aos cofres do clube. Nos últimos 10 anos, o tricolor gaúcho revelou jogadores que abasteceram times europeus.

O atacante Douglas Costa, por exemplo, disputou os principais torneios no velho continente, em times como o Shakhtar Donestsk da Ucrânia, Juventus da Itália e Bayern de Munique da Alemanha.

Recentemente, os times que conquistaram os títulos da Copa do Brasil em 2016 e da Copa Libertadores da América em 2017, eram formados por atletas revelados na categoria de base, com o time mesclando jogadores experientes e jovens promessas.

Dessa safra, o volante Wallace, o meio campo Luan, o atacante Everton Cebolinha e o volante Arthur foram extremante importantes para os resultados positivos e para a manutenção da saúde financeira do clube. Com exceção de Luan, vendido ao Corinthians, todos os outros atletas que se destacaram e estão disputando campeonatos europeus em grandes clubes.

- Publicidade -

Em breve, o atacante Pepê, já vendido ao Porto de Portugal, será o próximo a desfilar seu futebol nos gramados do outro lado do oceano Atlântico. Mesmo que jogadores como Tetê, vendido ao Shakhtar Donestsk da Ucrânia e o meio campo Diego Rosa, vendido ao Chelsea da Inglaterra, não tenham sido aproveitados no time principal, ainda assim geraram dinheiro ao Grêmio. Um time formado por esses jogadores seria comparável a uma verdadeira seleção, tamanha a qualidade.

A política de valorizar as pratas da casa sempre foi um diferencial que permeia a história do Grêmio. O meio campo Jean Pyerre, o zagueiro Rodrigues, o volante Matheus Henrique e os atacantes Ferreirinha e Pepê são os expoentes que ocupam vagas no time titular atualmente. Alguns já sondados por grandes clubes europeus.

Uma nova safra de jogadores oriundos das categorias de base

No Campeonato Brasileiro sub-20, novas promessas na base tricolor ganham destaque e se candidatam para ganhar uma oportunidade na equipe principal do Grêmio. Diante de um calendário apertado, os clubes terão que utilizar times alternativos para o inicio dos campeonatos estaduais, com isso, os jovens jogadores irão ter a responsabilidade de representar o clube na competição.

- Publicidade -

O meio campo Léo Chu e o atacante Lima, ambos emprestados ao Ceará, junto com o meio campo Jhonata Robert, emprestado ao Famalicão de Portugal, serão reaproveitados para compor o elenco da próxima temporada.

Com contratos renovados no final do ano passado, o lateral Guilherme Guedes, o atacante Guilherme Azevedo e o volante Lucas Araújo já fazem parte da equipe principal. Existem, no entanto jogadores que disputam o brasileirão sub-20 que também serão testados no Campeonato Gaúcho. Entre os quais estão:

Pedro Lucas

O jogador de 18 anos fez parte do elenco campeão mundial sub-17 com a seleção brasileira. Com características de um 10 clássico, o meio campista é um dos destaques no brasileirão sub-20. O contrato do atleta vai até o final de 2024.

- Publicidade -

Mateus Sarará

O volante de 18 anos tem como características o rápido raciocínio na saída de bola e lançamentos precisos para o contra-ataque. Com um chute forte de fora da área, o jogador também é batedor de faltas.

Bitelo

Volante com características de muita movimentação e intensidade. Passes curtos e objetivos para uma rápida saída de bola também impressionaram a comissão técnica gremista. Deve aparecer na equipe principal em breve.

- Publicidade -

Fernandinho

Outro volante com capacidade de passe invejável e alta velocidade na transição para o ataque. Um jogador que também impressionou a comissão técnica pela intensidade que impõe com seu futebol.

Adriel

o goleiro de 19 anos é uma das grande promessas para assumir a responsabilidade na posição. È frequentemente chamado para a Seleção sub-20.

- Publicidade -

Enfim, gostou do artigo?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

Imagem: Reprodução/Gazeta Esportiva

- Publicidade -

Assine nossa Newsletter
Assine nossa Newsletter e fique por dentro das últimas notícias do Gremio
Você pode assinar a nossa newsletter a qualquer momento

- Publicidade -

Comentários
Carregando...