URGENTE: CBF libera áudio do VAR sobre pênalti não marcado em Corinthians x Grêmio
VAR justificou toque no braço em Corinthians x Grêmio
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) liberou o áudio da análise do VAR entre Corinthians x Grêmio, no jogo de ontem pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O lance em questão foi um toque de braço aberto do jogador do clube paulista, Yuri Alberto, após tentativa de cruzamento de Ferreira para a grande área. Em análise, a entidade acabou assumindo o erro.
Leia mais:
Jornalista não se cala e diz que Grêmio foi ASSALTADO contra o Corinthians
BOMBA: Grêmio se aproxima de fechar com reforço ‘europeu’
Na checagem curta do árbitro de vídeo, que durou cerca de dois minutos apenas, não contestou em nenhum momento a não marcação da penalidade. Em campo, Wilton Pereira alegou que o lance era uma disputa natural de bola na tentativa de bloqueio. Nas cabines, o árbitro principal do VAR, Emerson de Almeida Ferreira, seguiu a mesma linha de raciocínio de Pereira.
“Aguarde um pouco, Wilton, essa disputa com o jogador. Cabeça com cabeça. O jogador mesmo estando com a mão nessa posição, acho que está natural para a disputa da bola. E não está com a intenção de bloquear”, disse Emerson na discussão.
Em um determinando momento da análise do vídeo, o assistente do VAR nº2, Michel Patrick Costa Guimarães, chegou a contestar a amplitude que o braço de Yuri Alberto se encontrava no ar. Ainda em sua colocação, o assistente pontua a possibilidade da bola ter passado normalmente no cruzamento do Tricolor, se não fosse o toque de bloqueio.
Mesmo com as indagações, Emerson de Almeida persistiu a ver o lance como ‘natural’. Para ele, o movimento do jogador corintiano não possui a intenção de bloquear o lance.
“Ele [Yuri Alberto] não está com intenção de bloquear. Ele está com intenção de disputar a bola. É diferente de bloqueio. Ele está recolhendo o braço, não está indo com o braço em direção à bola”, enfatizou o VAR.
O lance gerou diversas contestações por parte do Imortal após a partida. Na coletiva pós-jogo tanto o presidente Alberto Guerra quanto o técnico Renato Portaluppi, fizeram duras críticas ao chefe de arbitragem, Wilson Semene, e à CBF.
AVAR2: "O braço não está muito aberto?"
VAR: "Mas não há intenção de bloquear."
Áudio do VAR. Acaba, futebol brasileiro. pic.twitter.com/g62ecyz5z8
— Fabíola Thiele 🇪🇪 (@fathiele) September 19, 2023
27 Comentários