CBF exigirá carteirinha de vacinação do Grêmio e dos demais times
Nesta sexta-feira (21) foi divulgado pela CBF, o Guia Médico de Medidas Protetivas para o Futebol Brasileiro 2022. Em suma, essas são as recomendações médicas que precisaram ser seguidas pelo Grêmio e pelos demais times do futebol brasileiro.
Entre outras coisas, no guia está previsto a necessidade da vacinação completa de todos os atletas que vão jogar em competições nacionais, seja futebol masculino ou feminino. A atitude foi tomada em prol de preservar a saúde de todos indivíduos. Além disso, se espera reduzir o contágio da doença ao ter todos os atletas vacinados.
Como isso vai ser fiscalizado? Vai ser exigido o comprovante de vacinação de cada atleta, sempre antes de um jogo. No caso de não ser apresentado o comprovante, a CBF vai se utilizar de um programa para impedir que o atleta participe da partida. Essa obrigação que partiu da Comissão Médica Especial da CBF, vai ser inclusa nos regulamentos específicos de todas as competições organizadas pela CBF.
Apesar de não querer mandar nos campeonatos estaduais, a CBF recomendou que as Federações tomem uma atitude semelhante, em busca de coibir a disseminação do vírus da Covid-19. Não foi imposta uma obrigação, ficou para cada federação decidir por si só.
Confira a Nota enviada ao Grêmio e aos demais clubes pela CBF:
“A Comissão Médica Especial da Confederação Brasileira de Futebol, no acompanhamento da evolução da pandemia de COVID-19 no Brasil, publicou atualização do documento que descreve as medidas protetivas a serem adotadas pelos clubes nas competições coordenadas pela CBF, regulamentada pela Diretoria de Competições através da publicação da Diretriz Técnica Operacional.
A CBF reitera a adoção das medidas preconizadas pelas autoridades de saúde e contribui diretamente para que as atividades ocorram de modo responsável, seguro e ao seu tempo em cada localidade, sabedora do padrão de transmissão não homogêneo em todo o território nacional. A Comissão Médica Especial é responsável pela verificação e pelo controle dos certificados de vacinação contra a COVID-19 emitido pelas autoridades sanitárias do país, pela gestão de resultados dos testes RT-PCR e dos testes Pesquisa de Antígenos realizados pelos clubes, pela análise dos inquéritos epidemiológicos, além da implementação das medidas protetivas descritas.
Estão consolidados neste documento aspectos vigentes da primeira edição do Guia Médico publicado em junho de 2020, da segunda edição publicada em maio de 2021, com aperfeiçoamentos e implementações a serem aplicados na temporada 2022. Um desses é a obrigatoriedade da apresentação de comprovante de vacinação plena contra a Covid-19 à Comissão Médica da CBF.
A Comissão Médica Especial da CBF é assessorada cientificamente por um Conselho de Infectologistas e Epidemiologistas.”
Enfim, gostou da notícia
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Getty Images