CBF extingue campeonato que o Grêmio já venceu
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta última segunda-feira (26), o calendário das competições do futebol masculino para 2023. Dentre as diversas mudanças, uma das novidades é o fim do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. De acordo com a entidade, o torneio não será realizado devido ao “desinteresse” dos clubes na competição.
Grêmio não terá a chance de ‘repetir a dose’ na competição
Na edição de 2021, o Tricolor Gaúcho conquistou o título da competição nacional, o primeiro do clube na história. Após vencer o Ceará por 4 a 1, na Arena, o Grêmio colocou jogadores como Elias Manoel, Pedro Lucas e Bitello em evidência e demonstrou sua grandeza.
Ao todo, a competição foi realizada seis vezes. O clube que teve a melhor campanha no certame foi o Vila Nova em 2020, quando chegou a final, mas acabou perdendo o título para o Ceará. O Inter, maior rival do Imortal, faturou duas taças nos anos de 2017 e 2019. O Cuiabá é o atual campeão do Campeonato de Aspirantes.
Mesmo se torneio fosse mantido em 2023, o Grêmio não estaria presente. Após a chegada da nova direção gremista, o clube decidiu acabar com a categoria “aspirantes”, conhecido como o elenco de transição – equipe que preparava atletas para o âmbito profissional.
Competições de base em 2023
- Campeonato Brasileiro Sub-20 – 1 de março a 12 de agosto
Campeonato Brasileiro Sub-17 – 4 de julho a 24 de outubro
Campeonato Brasileiro Sub-15 – 4 de março a 27 de julho
Copa do Brasil Sub-20 – 16 de agosto a 15 de outubro
Copa do Brasil Sub-17 -8 de março a 19 de junho