CBF bate o martelo e vai tomar medidas disciplinares após Corinthians x Grêmio
Árbitros de Corinthians x Grêmio são ‘punidos’ pelo CBF
A partida emocionante do Campeonato Brasileiro entre Corinthians x Grêmio, que terminou em um empate eletrizante de 4 a 4 na última segunda-feira, deixou uma marca indelével, não apenas pelos gols e reviravoltas, mas também por uma polêmica arbitragem. A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tomou uma atitude surpreendente ao afastar os árbitros envolvidos na não marcação de um pênalti a favor do Grêmio durante o jogo, o que prejudicou o time.
Leia mais:
O que o Grêmio aprontou na Copa do Brasil Sub-20 é inacreditável; confira
Grêmio bate o martelo e decide se vai renovar com Luan para 2024
Esta medida drástica incluiu tanto o juiz principal, Wilton Pereira Sampaio, quanto o VAR, Emerson de Almeida Ferreira. A controvérsia que levou a essa ação ocorreu quando Yuri Alberto foi atingido pela bola no braço dentro da área, em cruzamento de Ferreira, do Tricolor. A interpretação equivocada na não marcação do pênalti gerou indignação entre os torcedores e provocou uma análise mais profunda da jogada.
A Comissão de Arbitragem reconheceu publicamente o erro na decisão do jogo. Áudios do jogo foram divulgados, nos quais Péricles Bassols, gerente do VAR, afirmou que o pênalti deveria ter sido marcado a favor do Imortal. No entanto, a interpretação no campo e na cabine foi diferente.
De acordo com a CBF, os árbitros envolvidos passarão por um período de treinamento e desenvolvimento no Programa de Assistência ao Desempenho do Árbitro (PADA). Este programa abrange aspectos teóricos e práticos do trabalho da arbitragem, com o objetivo de evitar interpretações equivocadas de lances cruciais, como o do pênalti.
Durante o período de preparação, eles ficarão afastados das escalas de jogos. Somente após passarem por esse processo de reciclagem e treinamento é que serão considerados novamente para a arbitragem de partidas de menor porte.
Um Comentário