Últimas Notícias do Grêmio

Chances de classificação do Grêmio para Libertadores foram atualizadas e nós ficamos em choque

Grêmio cenários brasileirão Renato Portaluppi
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Grêmio vai para a Libertadores?

Apesar do título do Campeonato Brasileiro ainda parecer improvável para o Grêmio, o time de Renato Portaluppi está cada vez mais próximo de assegurar um lugar na próxima Libertadores. O fato é consumado e foi divulgado pelo departamento de estatística do Globo Esporte.

Leia mais:

Jornalista colorado se rende a Suárez e dispara contra atletas da Dupla GreNal

URGENTE: Grêmio traz atualização devastadora sobre Geromel

Após a vitória sobre o Coritiba e outros resultados na 31ª rodada, o Tricolor Gaúcho atingiu uma probabilidade de 81% de garantir vaga no torneio continental em 2024. As chances de conquistar o título em dezembro estão em 1,9%, um número que mesmo com três vitórias consecutivas e os tropeços do Botafogo não se elevou significativamente. A diferença para o líder carioca é de seis pontos, mas os cariocas têm um jogo a menos.

Para ser matematicamente campeão, o time de Renato precisaria de 79 pontos, enquanto seu máximo possível é 74 pontos com os 21 pontos ainda em disputa. A partir de 69 pontos, há uma probabilidade maior (51,2%) de o time gaúcho conquistar o título do que ver um adversário levantar a taça.

No que diz respeito à vaga na Libertadores, a situação é mais favorável. O Imortal ocupa a quarta posição, garantindo um lugar direto na fase de grupos. A projeção não distingue entre essa vaga e as etapas preliminares. A diferença para o quinto colocado, Atlético-MG, é de apenas um ponto. O Athletico-PR, primeiro time fora da zona de classificação, está a quatro pontos de distância.

Segundo as projeções do Departamento, um time precisaria de 67 pontos para garantir a classificação direta para a Libertadores 2024. O Tricolor precisa de 14 pontos dos 21 ainda em disputa, um aproveitamento de 66,6%, para atingir essa marca.

A exigência pode ser menor, pois na projeção atual, o Galo atingiria 63 pontos, tornando a meta do Grêmio mais alcançável com 11 pontos restantes. Para a vaga na pré-Libertadores, os gremistas precisam de apenas quatro pontos para atingir a marca necessária de 57 pontos, enquanto o Furacão, primeiro time fora do G6, chegaria a 56 pontos no ritmo atual.

Imagem destaque: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação

Fabíola Thiele

Repórter, comentarista, redatora e gremista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo