Confira as chances matemáticas do Grêmio se classificar para a Libertadores
Virada no campeonato Brasileiro e desafios estatísticos para o Tricolor
Grêmio segue vivo e subindo na tabela do Brasileirão
O Grêmio tem vivido uma temporada de altos e baixos, precisando recalcular a rota no Campeonato Brasileiro após um início complicado. O foco nas copas e os prejuízos causados pelas enchentes resultaram em um começo abaixo do esperado, fazendo com que o Tricolor esteja, atualmente, com apenas 2% de chances de se classificar para a Conmebol Libertadores. Mas a vitória recente sobre o Criciúma deu um fôlego extra e trouxe uma esperança renovada.
leia mais
Arena faz promessa para próximos jogos do Grêmio e preço dos ingressos é debatido
Grêmio: Renato trabalha esquema para valorizar Monsalve
Quais as chances do Tricolor beliscar uma Libertadores?
Com 22 jogos disputados, o Grêmio ocupa a 14ª posição na tabela, acumulando 27 pontos e um aproveitamento de 40%. Para piorar a situação, o Tricolor ainda precisa recuperar pontos das partidas adiadas contra Criciúma e Atlético-MG. A zona de classificação para a Libertadores é o G-6, podendo se estender até o G-9, caso os campeões da Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil sejam brasileiros que terminem entre os seis primeiros do Campeonato Brasileiro.
De acordo com o Espião Estatístico do ge, o Grêmio tem 2,71% de chances de alcançar uma vaga na Libertadores, enquanto o Departamento de Matemática da UFMG dá uma probabilidade um pouco maior, de 5,5%. Com o Bahia atualmente no sexto lugar, o Tricolor precisa de 35 pontos nas 16 partidas restantes para atingir 62 pontos e, assim, entrar no G-6.
O cenário para o G-8 é mais realista, com a distância para o Vasco da Gama sendo de apenas quatro pontos. Para isso, o Grêmio precisa vencer o Atlético-MG e engatar uma sequência de vitórias. A próxima partida será crucial para manter viva a esperança de uma classificação à Libertadores.
Imagem destaque: Lucas Uebel/ GFBPA
Um Comentário