Claudio Duarte, técnico do Grêmio campeão da Copa do Brasil de 1989, completa 72 anos
Há 72 anos, nascia Cláudio Roberto Pires Duarte, ou Claudio Duarte, ex-técnico do Grêmio. O profissional iniciou sua carreira como comandante no ano de 1978, no rival do Tricolor Gaúcho.
Claudio Duarte foi campeão da Copa do Brasil 1989
Após passar por Internacional, Santa Cruz, Guarani e Avaí, Claudio assumiu o comando do Imortal, em 1989. Na ocasião, ele conquistou o Gauchão 89 e a Copa do Brasil, na mesma temporada. Sua estreia foi no estadual diante do Glória, em 30 de abril, e o Tricolor venceu pelo placar de 2 a 1, com gols de Almir e Edinho.
Trajetória do ex-técnico do Tricolor
Na temporada seguinte, o ex-técnico retornou para mais uma passagem no Colorado. Bem como, comandou o Imortal em outras duas oportunidades, 1999 e 2004, sem conquistas. Seu último título na carreira foi sob o comando do Inter, quando venceu o Gauchão 2003.
Como jogador, ele atuava na lateral-direita e passou toda a sua carreira no rival do Imortal. Foram 101 jogos com a camisa do Colorado e 3 gols anotados. Seu último trabalho como treinador foi no ano de 2009, no Brasil de Pelotas.
Além de atleta e técnico, o ex-profissional do time gremista também trabalhou como comentarista na Rádio Guaíba, RBS TV,da TV2 Guaíba. Bem como, algumas participações na TV Globo, Band RS, SportTV, Premiere e Rádio Grenal.