Últimas Notícias do GrêmioOpinião

COLUNA PG | Grêmio precisa corrigir erros graves para subir no Brasileirão

Medo do rebaixamento assombra o Grêmio

Fortaleza x Grêmio grêmio hoje
Imagem: Lucas Uebel – GFBPA

Brasileirão começou muito mal para o Grêmio

A situação catastrófica do Grêmio na tabela do Campeonato Brasileiro tem múltiplas explicações. A primeira delas, sem sobra de dúvidas, é a falta de reforços qualificados para o elenco do técnico Renato Portaluppi.

Desde o ano passado, quando o Imortal foi vice-campeão nacional, era possível notar que o plantel do Tricolor possuía carências óbvias, como a falta de um reserva para Suárez e Cristaldo, além de zagueiros e laterais. No entanto, acomodados pela boa campanha no Brasileirão, os dirigentes gremistas acharam que era preciso somente preencher o elenco com “algumas” peças.

Segundo o vice de futebol Antônio Brum, a ansiedade da torcida era desproporcional, afinal o time havia perdido “somente” o craque Luis Suárez. Não satisfeito, o dirigente ainda ironizou quando perguntado se contrataria mais um centroavante para fazer sombra à Diego Costa. Curiosamente, o camisa 9 titular do Grêmio machucou-se dias após o deboche de Brum, fazendo com que o clube gaúcho tenha à disposição apenas os fracos JP Galvão e Galdino.

Desprezo ao torneio nacional tem influência na péssima campanha

Outro erro grave gremista na condução de 2024 é a eterna desvalorização do Campeonato Brasileiro. O discurso de priorizar as copas, que ganhou mais força após as enchentes, fez com que o clube poupasse diversos jogadores, fizesse revezamento de goleiro e vendesse até o mando de campo. Isso dificilmente seria feito em uma disputa de Libertadores, por exemplo.

O Grêmio de Renato quase sempre trata o Brasileirão como um estorvo. O campeonato nacional é frequentemente a última prioridade do clube, que acha que “dá pra ir levando” e “depois a gente recupera”. Os comandantes gremistas não entenderam ainda que o Campeonato Brasileiro é traiçoeiro, e que desde o início cada rodada tem que ser tratada como uma final de Copa do Mundo. Especialmente depois de 2021, quando o Tricolor começou o torneio muito mal e acabou sendo rebaixado.

É necessário urgentemente a chegada de reforços, a saída do executivo e do vice-presidente de futebol e uma maior seriedade perante o Brasileirão. O Grêmio precisa acabar com as justificativas das enchentes e da falta de lar. Um clube acomodado e cheio de desculpas não pode ter outro destino que não o Z4.

Imagem destaque: Reprodução/Twitter/Duda Garbi

Daniel Vidal

Gremista jornalista formado no Olímpico Monumental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo