Começo da Série B de 2005 traz uma mensagem importante aos gremistas
O início ruim do Grêmio na Série B 2022 tem causado apreensão na torcida Tricolor. E realmente não é para menos, o clube tem um empate e uma derrota, não marcou gols e está na zona de rebaixamento para a Série C. Como a temporada passada ainda está muito presente na memória dos gremistas, o temor de que 2021 se repita assombra o pensamento dos torcedores.
Grêmio largou mal na Série B em 2005, mas saiu campeão
Entretanto, se retrocedermos à 2005, ano em que o Tricolor disputou a segunda divisão pela segunda vez, vamos encontrar um cenário que traz um pouco de tranquilidade aos torcedores do Imortal. Roger Machado e seus auxiliares planejaram a Série B 2022 dividindo os jogos em bloco de seis, deixando dois de fora. Sendo assim, a comissão técnica tem um horizonte mais tangível para administrar no que se refere à pontuação.
Pois bem, se fizermos um recorte dos seis primeiros jogos do Grêmio na Série B de 2005, veremos que a situação não era muito diferente do atual cenário. Dos 18 pontos disputados nas primeiras seis partidas, o Tricolor conquistou apenas oito. Apesar da largada preocupante, o clube subiu como campeão da competição. Vale ressaltar que na ocasião só subiam duas equipes.
O alento ao torcedor não para por aí, nas três primeiras rodadas daquela edição da competição, dos nove pontos disputados o Grêmio conquistou apenas três, sendo mandante em dois dos três jogos. O Tricolor mandou os jogos no Beira-Rio por ter sido penalizado por confusões ocorridas no GreNal 360, realizado no Estádio Olímpico, no final de 2004.
Se vencer o Guarani na quinta, Grêmio terá largada melhor que em 2005
Se vencer o Guarani na próxima quinta-feira (21), na Arena, o Grêmio terá uma largada melhor em relação a 2005. Em caso de vitória, o Tricolor terá somado quatro pontos contra três, nas três primeiras partidas.
A campanha Tricolor foi apenas média naquele ano, o formato da competição era diferente, pois na primeira fase se classificavam oito times, e o Grêmio entrou em 4º lugar. Na fase seguinte as equipes foram divididas em dois grupos de quatro, e o Tricolor passou em 2º na sua chave.
Como se pode ver não há motivo para pânico, a segunda divisão tem suas dificuldades e está longe de ser “mamão com açúcar”. Com os jogadores que estão retornando à equipe, e os que vão estrear e chegar, o Grêmio terá amplas condições de retornar para à elite do futebol nacional. Em todo o caso é bom os gremistas manterem o sinal de alerta ligado.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Ricardo Duarte / Agência RBS