Como foi o Grêmio na primeira vez que foi rebaixado para a Série B?
O Grêmio foi rebaixado pela primeira vez em 1991. No entanto, para a disputa da Série B, manteve o treinador Valdir Espinosa e 11 jogadores que participaram do rebaixamento.
Contudo, os reforços foram de nível não muito elevado, pois o clube havia caído e não vivia uma situação das melhores, financeiramente falando. Ao todo foram contratados 12 jogadores, quatro vezes mais do que os reforços anunciados em 2021, até esse momento.
A estreia do tricolor na competição foi contra o Operário do Mato Grosso do Sul. O tricolor até abriu 2 a 0, mas acabou cedendo o empate. Entretanto, na partida seguinte, o Imortal já se recuperou após bater o Operário do Mato Grosso.
Mas, subir de volta para a Série A, não foi tarefa fácil. O clube, por exemplo, tomou 3 a 0 do São José de São Paulo. No entanto, após uma derrota para o América-MG por 1 a 0, Espinosa foi despedido.
Como foi o Grêmio na primeira vez que foi rebaixado para a Série B?
Depois de demitir Espinosa, o Grêmio buscou Ernesto Guedes. A troca funcionou bem, tanto que o técnico estreou vencendo o Londrina por 2 a 0. Dessa forma, o clube avançou para a segunda fase, mesmo terminando em terceiro colocado no grupo.
Como neste campeonato os 12 primeiros classificados subiriam para a Série A, o Imortal conseguiu o seu retorno. No entanto, antes de garantir seu retorno, houve todo um imbróglio político envolvendo a CBF, pois a instituição queria mudar as regras da competição com o campeonato em andamento. Dessa forma, vários clubes se sentiram prejudicados e reclamaram.
Mas, ao final, o tricolor subiu com a seguinte campanha:
- 20 jogos;
- 8 vitórias;
- 6 empates;
- 6 derrotas;
- 29 gols marcados;
- 20 gols sofridos.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Divulgação