CampeonatoÚltimas Notícias do Grêmio

Comportamento defensivo do Athletico pode beneficiar o Grêmio

A temporada do Athletico vem sendo definida pela oscilação. Com o anúncio do treinador e ex-zagueiro português António Oliveira, a equipe do Paraná visava mais um ano com bom nível competitivo diante dos principais adversários do futebol brasileiro, e assim foi, principalmente na parte inicial do Campeonato Brasileiro, com quatro vitórias nas quatro primeiras rodadas, sobre o América Mineiro, Juventude, Atlético Goianiense, além do próprio Grêmio.

Confira a Escalação oficial do Grêmio contra o Athletico-PR

Comportamento defensivo do Athletico pode beneficiar o Grêmio

O bom início rendeu a liderança para o Furacão em algumas rodadas da atual competição, mas a atenção dividida com as demais competições eliminatórias, além do apertado calendário, fizeram diferença para que o início de trabalho de Oliveira sofresse algumas pancadas.

Apesar de avançar bem, com bons jogos na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana, a equipe perdeu força no Brasileirão, trocando a liderança nas primeiras rodadas pelo atual décimo lugar. As quatro primeiras vitórias seguidas já foram superadas pelo grande número de derrotas seguintes.

São oito triunfos contra um revés maior, somados 9 fracassos. Além do declínio no campeonato nacional, António Oliveira sofreu bastante pressão após a eliminação no campeonato estadual, após eliminação para o Cascavel, com um empate na Arena da Baixada e um revés fora de casa. Algumas características da equipe em campo explicam a queda de produtividade dentro das quatro linhas. Uma dessas características pode beneficiar diretamente o time do Grêmio.

Trata-se da dificuldade do Rubro-Negro em marcar jogadas construídas pelas laterais do campo, algo muito buscado por Felipão no setor ofensivo de seu time. Em um recorte semelhante, que pode se aproximar do desenho tático que teremos na partida de logo mais, o jogo do Athletico diante do América Mineiro, já disputado sob o comando de Paulo Autuori, evidenciou essas dificuldades.

O América também tem característica de velocidade pelos flancos, principalmente com Ademir, e agride bastante a defesa adversária nesse setor do campo. Não atoa, os dois gols da vitória americana por 2 a 0 saem em construções laterais, com um construção feita por aproximação de atletas e troca de passes curtos, visando a profundidade do campo, e outra com um cruzamento direto para a área, lembrando bastante a proposta apresentada pelo Grêmio diante do Flamengo, que resultou em belo lançamento de Ferreira para o gol de Borja, mantendo a ideia de construir por fora e finalizar por dentro.

Ponto fraco athleticano, que encaixa perfeitamente com o ponto forte do Grêmio, podendo ser determinante para o resultado final do jogo.

Enfim, gostou da notícia?

Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

Imagem: Gustavo Oliveira/Athletico

Bruno Brigatto

Apaixonado por futebol, estudioso da parte tática do jogo, publicitário e estudante de jornalismo. Experiências como analista tático e na cobertura esportiva, como a assessoria da Copa Zico Juiz de Fora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo