Confira como foi a campanha do título do Grêmio na Copa do Brasil 2016
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O time comandado por Renato Gaúcho, conseguiu quebrar o tabu de 15 anos sem título, aliando bons números e grande desempenho em campo. Em 2016, o Grêmio fez uma campanha brilhante na Copa do Brasil e conquistou o pentacampeonato com propriedade; confira.
Trajetória do penta da Copa do Brasil
Oitavas de Final
A estreia do Tricolor Gaúcho na competição foi contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, e teve exito total na jornada. Fora de casa, o escrete do Grêmio conseguiu a vitória por 1 a 0, com gol de Miller Bolaños. Na partida de volta, o Imortal foi derrotado em casa por 1 a 0, com direito a falha do goleiro Marcelo Grohe, e o resultado levou para a disputa de pênaltis.
Na decisão, muitos pênaltis perdidos para os dois lados e vitória assegurado pelo Grêmio que se classificou para as quartas de final por 4 a 3 nos penais.
Quartas de Final
Nas quartas de final o Grêmio teve pela frente o Palmeiras, então campeão da Copa do Brasil. O jogo de ida foi na Arena, e em um jogo duro, o Tricolor Gaúcho venceu por 2 a 1, com Ramiro e Pedro Rocha abrindo os trabalhos, e Zé Roberto descontando para o Verdão.
No Allianz Parque, o Palmeiras saiu na frente com Thiago Martins, mas Everton conseguiu arrancar o empate que classificou o Grêmio para semifinal da disputa nacional.
Semifinal
Antes de chegar a grande final, o escrete gremista encarou o Cruzeiro nas semifinais. Na partida de ida, no Mineirão, o Tricolor conseguiu uma boa vitória por 2 a 0, com gols de Douglas e Luan, mostrando um bom futebol diante da torcida adversária, que o deixou mais próximo da decisão. Já no desafio final, diante de 50 mil gremistas na Arena do Grêmio, o jogo não saiu do empate sem gols, resultado necessário para o Imortal se classificar para decisão da Copa do Brasil.
Final da Copa do Brasil
Na finalíssima da Copa do Brasil, o Grêmio enfrentou Atlético-MG em dois duelos eletrizantes. No Mineirão, no jogo de ida, o Tricolor fez uma bela partida e venceu o embate por 3 a 1, com gols de Everton e Pedro Rocha (2x), que foi expulso ao levar dois cartões amarelos.
No confronto de volta, na Arena, o Tricolor Gaúcho abriu o placar no segundo tempo com gol de Miller Bolaños, já sacramentando o título. No entanto, minutos depois um certo banho de água fria foi jogado no ímpeto do Grêmio. O meia Cazares, do Galo, empatou o duelo com um golaço do “meio da rua”, o que não foi o suficiente para tirar o título do Grêmio que faturou a Copa do Brasil pela quinta vez na história – primeira conquista na nova casa. O título também rendeu vaga para a Copa Libertadores 2017.