Últimas Notícias do GrêmioHistória

Confira os técnicos que já comandaram o Grêmio na Série B

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Além da queda em 2021, o Grêmio também passou pelo descendo nos anos de 1991 e 2004, mas conseguiu retornar à elite no ano seguinte em campanhas inesquecíveis, marcadas por polêmicas e pela “Batalha dos Aflitos”. Esses anos foram difíceis e emocionantes para a torcida gremista, e técnicos importantes tiveram que assumir o Tricolor Gaúcho na Série B.

Veja quais técnicos disputaram a Série B pelo Grêmio

Ernesto Rosa Guedes

O ano era 1991 quando o Tricolor Gaúcho foi rebaixado pela primeira vez na sua história. Após uma campanha ruim na elite do futebol brasileiro, o Grêmio terminou a competição na penúltima colocação daquele ano, com apenas 12 pontos. Como resultado, o rebaixamento foi de fato consumado e as cobranças foram extremamente fortes à época.

O time do treinado por Ernesto Guedes, um comandante reconhecido no sul do país tinha a famosa obrigação que todo clube considerado grande tem quando cai pra Série B: vencer a competição e voltar à elite. Mas não foi isso que os torcedores gremistas acompanharam. O Grêmio daquele ano conquistou apenas 17 pontos em 14 jogos e foi salvo graças a um novo regulamento criado pela CBF no ano de 1992.

Mano Menezes

Uma derrota dolorosa do Grêmio para o Fluminense pela Copa do Brasil por 3 a 0, no Maracanã, no dia 20 de abril, foi a gota d’água para Hugo de León como treinador da equipe. O presidente da época, Paulo Odone, agiu rápido e tirou Mano Menezes do Caxias.

A estreia de Mano Menezes no Grêmio foi também o início da campanha do time na Série B. Logo de cara, uma derrota, de virada, para o Gama, fora de casa, trouxe um ar de desconfiança. No entanto, depois da instabilidade, a equipe foi conseguindo tomar corpo em meio a disputa e chegou a histórica Batalha dos Aflitos, com título e acesso à Série A.

Roger Machado

Desde a demissão do Vagner Mancini no inicio deste ano, o técnico Roger Machado está assumindo a responsabilidade de devolver o Grêmio à Série A do Brasileirão. O comandante tem tido algumas dificuldades na temporada, mas tem conseguido deixar o time entre os quatro primeiros do campeonato. Até aqui, Roger conquistou 25 pontos na Série B 2022.

Arthur Chagas

Estudante de jornalismo em Belo-Horizonte (MG) Redator no site Portal do Gremista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo