Conheça Pia Sundhage: treinadora sueca que comanda o Brasil na Copa do Mundo
Conheça Pia Sundhage: a treinadora do Brasil
Pia Sundhage estará comandando a seleção brasileira no dia 24 de julho de 2023, quando estará na casamata da amarelinha em sua estreia na Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023. A treinadora, considerada uma das melhores do planeta é a principal comandante no último ciclo de Copa do Mundo pelo Brasil.
Pia Sundhage foi a escolhida para comandar o projeto com as craques da amarelinha, após um péssimo desempenho do time em 2019 sob comando do treinador Vadão. A treinadora tem feito um trabalho relativamente sólido desde então. Naquele ano, quando Pia assumiu a seleção feminina brasileira, acabou se tornando um símbolo da profissionalização do esporte no país. A contratação de uma mulher sueca para comandar o time foi analisado como uma evolução para a categoria.
O estilo tático da técnica é conhecido por enfatizar o jogo de forma mais ofensiva, trabalhando bem a posse de bola em uma abordagem de futebol bastante atraente. De acordo com o seu trabalho, ela acredita em jogar um futebol envolvente, com passes rápidos e precisos, movimentação constante e criatividade no ataque.
Sundhage costuma escalar suas equipes em formações ofensivas, como o 4-3-3 ou o 4-2-3-1, buscando ter controle do jogo no meio-campo e criando mais oportunidades de gol. No Brasil, Pia tem adotado por mais vezes um 4-4-2, com uma variação para o 4-4-1-1, com atacantes articuladoras, alta compactação e com transição defensiva de alta intensidade.
A Seleção Brasileira Feminina esteve presente em todas as edições da Copa do Mundo desde a primeira que aconteceu em 1991. O melhor desempenho ocorreu em 2007. Naquela campanha, a amarelinha chegou até a final, mas perdeu para a seleção da Alemanha por 2×0, ficando na vice-liderança.