Conmebol divulga ranking de 2022 e posição do Grêmio surpreende
Apesar do ano ruim em 2022, o Grêmio tem o que comemorar neste final de ano. Isso porque a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou na tarde de hoje (16) o ranking atualizado dos clubes sul-americanos, e o Imortal apareceu em quinto, somente atrás de River Plate, Palmeiras, Flamengo e Boca Juniors.
Além do Tricolor, completam também o top-10 dos melhores colocados os seguintes times: Athletico-PR, Peñarol, Nacional, São Paulo e Santos. Curiosamente, times recém-classificados para a próxima Copa Libertadores da América, como Inter e Corinthians, aparecem somente na 18ª e 24ª posições, respectivamente.
Isto é explicado muito por conta da baixa tradição de ambos os clubes em competições internacionais. Além disso, o histórico recente das equipes é levado em conta para definir os melhores da atualidade. No caso do Imortal, a sua posição também é explicada pela conquista do tricampeonato da América em 2017, assim como o bicampeonato da Recopa Sul-Americana em 2018, títulos adquiridos nos últimos 5 anos.
🔝🏆 Os 3⃣0⃣ primeiros do Ranking de Clubes CONMEBOL 2023! As posições definem os potes dos sorteios da CONMEBOL #Libertadores.
⭐️ Veja a lista completa!
🔗 https://t.co/yDF8OOtZRD pic.twitter.com/6k1p3Z9DQg— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) December 16, 2022
Grêmio tem currículo internacional invejável
Ademais, vale ressaltar que o Tricolor, nos últimos anos, assim como em toda a história, fez recorrentes e boas participações em competições sul-americanas, conquistando três vezes seguidas a semifinal da Libertadores (2017, 2018 e 2019).
Campeão do mundo em 1983, o Grêmio ainda tem em seu currículo três Copas Libertadores da América (1983, 1995 e 2017) e duas Recopas Sul-Americanas (1996 e 2018). Além disso, o clube gaúcho também possui cinco finais do meio torneio do continente, assim como 22 participações e diversas classificações para oitavas, quartas e semifinais. Segundo time brasileiro que mais jogou a Libertadores, o Imortal é a segunda equipe do Brasil que mais venceu partidas, dentro e fora de casa.