Portal do Gremista
Confira as últimas notícias sobre o Grêmio, como jogos, contratações, vendas, rumores, e tudo que você precisa saber sobre o tricolor gaúcho.

- Publicidade -

Conquistas do Grêmio neste século: A trajetória nos últimos 21 anos

0

- Publicidade -

Após as gloriosas décadas de 80 e 90, a equipe gremista teve bom início de século 21, viveu o pesadelo do rebaixamento e reconstruiu esperanças com o vice-campeonato da Libertadores.

História tricolor: Os maiores ídolos do Grêmio

- Publicidade -

Também sofreu com jejum de títulos e fez as pazes com a torcida em sequência vitoriosa no comando de Renato Portaluppi. Relembre a trajetória tricolor nos últimos 21 anos.

Bom começo tricolor: Grêmio tetracampeão da Copa do Brasil

A campanha gremista na Copa do Brasil de 2001, sob o comando do técnico Tite, rendeu bons frutos e trouxe a taça do tetracampeonato da competição para Porto Alegre.

Depois de um empate em 2 a 2 contra o Corinthians na primeira partida da final, em junho de 2001, o Grêmio precisou dobrar esforços na decisão em São Paulo, uma semana depois, no Estádio Morumbi.

Com autoridade e uma atuação segura, o time gremista venceu a partida pelo placar de 3 a 1, com gols do zagueiro Marinho e dos meio-campistas Zinho e Marcelinho Paraíba, sagrando-se campeão do torneio pela quarta vez.

O tricolor é um dos maiores vencedores da Copa do Brasil, com cinco títulos (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016).

A queda para a Série B e a reconstrução

Em 2004, depois de uma péssima campanha no Campeonato Brasileiro Série A, o time foi rebaixado para a segunda divisão. Em partida tensa, no dia 26 de novembro de 2005, pela última rodada da Série B do mesmo ano, contra o Náutico, em Recife, a equipe gremista teve quatro expulsões e dois pênaltis marcados contra. Ainda assim, venceu a partida por 1 a 0, conquistou o título e o acesso de volta à Série A.

- Publicidade -

Retornando para a elite do futebol brasileiro em 2006, a equipe treinada por Mano Menezes surpreendeu com a terceira colocação na classificação geral do Brasileirão Série A, fato que lhe deu a vaga para a Copa Libertadores da América de 2007.

Vice da Libertadores em 2007

Ajustado com elenco modesto e aplicado, o tricolor gaúcho superou as expectativas da torcida chegando à final da edição 2007 da Libertadores. Em 9 de maio daquele ano eliminou o tricampeão São Paulo nas oitavas de final. Pelas quartas, no dia 23 de maio, enfrentou a equipe uruguaia do Defensor, vencendo na disputa de pênaltis. Na semifinal, conquistou a classificação em cima da equipe do Santos, em 30 de maio de 2007.

Na decisão, o Grêmio encarou a equipe do Boca Juniors, da Argentina, em junho de 2007. Com time tecnicamente inferior, foi derrotado nas duas partidas, com atuação de gala do argentino Riquelme. O time de Buenos Aires conquistou o sexto título da competição.

Jejum de títulos do Grêmio: 15 anos sem conquistas expressivas 

Com exceção dos estaduais, o Grêmio ficou 15 longos anos sem conquistar um título de dimensão nacional. O último triunfo havia sido o tetracampeonato da Copa do Brasil, em 2001. Desde então, mesmo com boas campanhas em edições do Campeonato Brasileiro, não teve êxito e só converteu a crise de títulos em 2016.

Sequência vitoriosa com Renato Portaluppi no comando gremista

- Publicidade -

Em 2016, logo após a saída do técnico Roger Machado, o ídolo gremista Renato Portaluppi assumiu o time no segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil do mesmo ano, contra o Athletico Paranaense. 

A conquista do título nacional em 2016 veio depois do confronto contra o Atlético Mineiro. Na primeira partida da final, em Belo Horizonte, o Grêmio venceu pelo placar de 3 a 1. Na Arena do Grêmio, a partida terminou empatada em 1 a 1, concedendo o título da Copa do Brasil, em 7 de dezembro de 2016.

Com a pressão diminuída, a ascensão da equipe nas temporadas seguintes trouxeram ainda mais títulos. Desde a sua chegada no clube, Renato Portaluppi conquistou os seguintes títulos com o Grêmio:

- Publicidade -

• Copa do Brasil – 2016;

• Copa Libertadores da América – 2017;

• Recopa Sul-Americana – 2018;

• Campeonato Gaúcho – 2018, 2019 e 2020;

- Publicidade -

• Recopa Gaúcha – 2019.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

Comentários do Facebook

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais