Conselho Deliberativo do Grêmio veta voto de sócios que aderiram Plano de Regularização
O calendário administrativo do Tricolor Gaúcho prevê três eleições no clube em 2022, uma delas elegerá o mandatário maior da instituição. Após oito anos na presidência Romildo Bolzan Júnior deixará o cargo. O Conselho Deliberativo do Grêmio terá 50% de seu quadro renovado, os candidatos serão votados pelos sócios do clube. A nova bancada irá escolher a mesa diretora. Na sequência, com duas ou mais chapas habilitadas para participar do pleito, os sócios vão escolher o novo presidente.
Conselho Deliberativo do Grêmio: sócios ficaram afastados das eleições no clube
Na última segunda-feira (8), o Conselho Deliberativo se reuniu em sessão extraordinária. O direito ou não de votar e ser votado por parte dos sócios que aderiram o Plano de Regularização das mensalidades, foi discutido e teve deliberação ao final do concílio.
A decisão tomada expressa que por não estarem em conformidade com o Artigo 55 do Capítulo V da Assembleia Geral do Estatuto que exige uma situação regular com o Grêmio nos 12 meses anteriores à realização da eleição, os sócios que aderiram ao Plano de Regularização não estão aptos a votar e nem a ser votados. Um total de 218 conselheiros participaram da votação, tendo duas abstenções. O resultado ficou em 122 contra a 94 favoráveis ao direito de participação destes sócios nas eleições do clube.
Plano de Regularização foi positivo
O presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Bierdermann, liderou a reunião que teve na mesa principal o vice-presidente do CD, Alexandre Bugin, o presidente do CA (Conselho de Administração), Romildo Bolzan, do CEO, Carlos Amodeo e mais os dois Secretários. Também foi apreciado o resultado prático do Plano de Regularização, considerado positivo tendo atraído 2.513 associados e a captação de mais de 1 milhão de reais no que se refere a arrecadação do quadro social.
Calendário eleitoral do Grêmio
- 24/9 – Eleição de 50% do Conselho Deliberativo (sócios votam)
- 17/10 – Eleição da mesa diretora do CD (apenas conselheiros votam)
- 26/10 – 1º turno para escolha do presidente (apenas conselheiros votam)
- *5/11 – 2º turno para escolha do presidente – sócios poderão escolher entre as chapas que ultrapassarem a cláusula de barreira (20% dos votos no conselho)
*Deverá ser transferida para 12/11