Portal do Gremista
Confira as últimas notícias sobre o Grêmio, como jogos, contratações, vendas, rumores, e tudo que você precisa saber sobre o tricolor gaúcho.

- Publicidade -

Copa do Mundo: campeões pela seleção brasileira que já passaram pelo Grêmio

- Publicidade -

A Copa do Mundo FIFA acontece desde 1930. A seleção brasileira teve participações discretas nas primeiras edições, até o ano de 1950, quando o Brasil foi sede da competição. Naquela ocasião, a equipe brasileira perdeu o título na final disputada contra o Uruguai, em pleno Maracanã. Na Suécia, em 1958, a seleção canarinho conquistou o seu primeiro título. 

- Publicidade -

O Brasil levantou a taça em cinco oportunidades, nos anos de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, sagrando-se como o maior campeão da competição. Alguns jogadores campeões do mundo tiveram passagem pelo Grêmio, outros representaram diretamente o tricolor no torneio mundial de seleções.

Relembre quais foram os campeões do mundo com passagem pelo Grêmio

De ídolos eternizados na bandeira tricolor até passagens discretas pelo clube, a relação do Grêmio com a seleção brasileira e com jogadores campeões da Copa do Mundo é motivo de orgulho para o torcedor gremista. Cinco jogadores campeões mundiais com a seleção que também vestiram a camisa do Grêmio:

Everaldo (1970) 

- Publicidade -

Everaldo
Imagem: Divulgação

Tricampeão com a seleção brasileira em 1970, o lateral esquerdo Everaldo atuou profissionalmente pelo Grêmio de 1966 até 1974. Natural de Porto Alegre, foi o primeiro jogador nascido no Rio Grande do Sul a conquistar uma Copa do Mundo. Everaldo jogou o mundial realizado no México, em 1970, ao lado de Pelé, Rivelino, Tostão, Jairzinho e toda a geração tricampeã do Brasil.

Após a conquista do torneio mundial, o Grêmio homenageou o lateral com uma estrela dourada na bandeira do clube. Ato simbólico que representa o único jogador gremista a estar entre o seleto e talentoso grupo de tricampeões da Copa do Mundo pela seleção.

Zinho (1994)

- Publicidade -

Zinho
Imagem: Mauro Vieira / Agencia RBS

O meio-campista Zinho, titular e peça fundamental na conquista do tetracampeonato da Copa do Mundo em 1994, nos Estados Unidos, teve passagem vitoriosa pelo Grêmio. Conquistou a Copa do Brasil, em 2001, quarto título gremista da competição. No mesmo ano foi homenageado na calçada da fama do clube.

Ronaldinho Gaúcho (2002)

Ronaldinho
Imagem: Cortesía

- Publicidade -

Revelado pelas categorias de base do Grêmio em 1998, Ronaldinho foi um jogador de talento único. Arrancou aplausos por onde passou, e contribuiu para a conquista do pentacampeonato mundial da seleção brasileira, em 2002. Foi destaque nas quartas de final contra a Inglaterra. Marcou o gol da vitória, em cobrança de falta memorável. A seleção venceu a partida pelo placar de 2 a 1.

Ânderson Polga (2002)

Anderson Polga
Imagem: Uol

Outro jogador oriundo da base gremista, o zagueiro Ânderson Polga conquistou o tetracampeonato da Copa do Brasil com o Grêmio, em 2001. Foi convocado pelo técnico Felipão para integrar o elenco da seleção na Copa do Mundo de 2002. Atuou como titular na partida contra a Costa Rica, pelo grupo C. A seleção brasileira conquistou o pentacampeonato naquela edição.

- Publicidade -

Luizão (2002)

Luizão
Imagem: Divulgação

O atacante Luizão teve breve passagem pelo Grêmio, vestiu a camisa tricolor no mesmo ano da conquista do pentacampeonato da Copa do Mundo com a seleção brasileira, em 2002. Foram seis partidas disputadas e apenas um gol marcado. 

Felipão (2002)

- Publicidade -

Felipão Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Após viver uma década de títulos importantes nos anos 90, o técnico Luiz Felipe Scolari foi convocado em 2001 para comandar a seleção que disputava as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. Estreou com derrota para o Uruguai, pelo placar de 1 a 0.

Felipão levou o Brasil ao título da Copa do Mundo de 2002, batendo a Alemanha na final, com dois gols de Ronaldo. É o único técnico brasileiro a vencer todas as sete partidas do mundial de seleções. Também comandou a seleção na fatídica derrota por 7 a 1, para a mesma Alemanha, na Copa do Mundo realizada no Brasil, em 2014.

Enfim, gostou do artigo?

- Publicidade -

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

Imagem: Getty Images

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.