EspeciaisÚltimas Notícias do Grêmio

Copa do Mundo deverá ter nova tecnologia para marcação de impedimentos

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A FIFA vem evoluindo a sua tecnologia para uso nas partidas de futebol e principalmente na Copa do Mundo. Após estrear o VAR no mundial de 2018, na Rússia, desta vez o upgrade será direcionado para a questão do impedimento.

Saiba como funcionará o novo processo?

A nova tecnologia irá auxiliar em dois pontos importantes para a marcação do impedimento:

  • Primeiro, onde o jogador toca na bola pela última vez antes da ação, que pode ser um passe, cruzamento ou chute ao gol e
  • O segundo ponto também visa identificar o momento exato do jogador adversário que estiver marcando a linha de impedimento. Sendo assim, saberá se houve ou não a infração.

Vários sensores serão espalhados pelo estádio que irá identificar o momento exato da última batida da bola, isso permitirá que o jogador que realizar o toque será mapeado com o uso de diversas câmeras. Em tese, 29 pontos pré-determinados do corpo do atleta serão checados e isso será importantíssimo para que se possa identificar a localização exata dele no momento do último toque na bola anterior.

Para concluir a marcação ou não do impedimento, o sistema também irá mapear o jogador adversário que marca a linha do impedimento. Finalizado o processo e com a informação em mãos, o árbitro de vídeo irá informar ao árbitro da partida qual decisão deve ser tomada.

O impedimento semiautomático será utilizado na Europa antes da Copa do Mundo

A Uefa anunciou que a nova tecnologia do impedimento semiautomático vai ser usada pela primeira vez pela entidade na Supercopa da Europa.  A confederação europeia de futebol também vai adotar a ferramenta na fase de grupos da Champions League 2022/23.

Arthur Chagas

Estudante de jornalismo em Belo-Horizonte (MG) Redator no site Portal do Gremista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo