Portal do Gremista
Confira as últimas notícias sobre o Grêmio, como jogos, contratações, vendas, rumores, e tudo que você precisa saber sobre o tricolor gaúcho.

- Publicidade -

Copa Sul pode voltar: Grêmio foi o único campeão do torneio

Competição reúne times de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

- Publicidade -

A Copa Sul pode voltar ao calendário do futebol brasileiro. O torneio foi disputado apenas uma vez na história e depois foi convertido em Copa Sul-Minas. O presidente do Avaí e da Associação Nacional de Clubes (ANClubes), Francisco Battistotti, concedeu uma entrevista à Rádio Gaúcha e falou sobre a possibilidade do torneio retornar.

- Publicidade -

“A gente também está vendo que os estaduais estão enfraquecendo e eu já conversei com a CBF para ver se a gente consegue fazer aqui a Copa Sul, no mesmo estilo da Copa do Nordeste. E tem data. Começando no início de janeiro, quando há uma grande fonte de turistas no Sul. Estamos estudando uma reunião com as três federações para propor isso à CBF”, afirmou.

A Associação Nacional de Clubes tem 24 afiliados, sendo eles: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo-SP, Brasil-Pel, Brusque, Chapecoense, Confiança, Coritiba, CRB, Cruzeiro, CSA, Cuiabá, Figueirense, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Paraná, Remo, Sampaio Correa, Vila Nova e Vitória.

“A intenção é começar como uma pré-temporada. Não seria como a Primeira Liga. Se acertarmos a Copa Sul, é pegar seis clubes de cada estado (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e começarmos a disputar com sub-23 e os elencos principais entrando nas oitavas de final”, comentou o presidente.

Grêmio foi o único campeão da Copa Sul

- Publicidade -

A única edição da competição foi disputada em 1999 e dava uma vaga para a Copa Conmebol da mesma temporada. Contou com 12 times, sendo quatro de cada estado. Então, na primeira fase foram formados três grupos de quatro times, com as equipes jogando em ida e volta, totalizando seis jogos.

O Grêmio somou 12 pontos, com quatro vitórias e duas derrotas, terminando com 3 gols de saldo. Em seguida, foram formados dois novos grupos, de três times, um com times do Paraná e outro do Rio Grande do Sul. O tricolor terminou com os mesmos 5 pontos de Inter e Juventude, mas avançou para a final.

A decisão foi contra o Paraná, numa melhor de três jogos. Primeiro vitória no Olímpico por 2×1, derrota fora de casa por 2×0 e vitória no Pinheirão, no Paraná, por 1×0 para ficar com a taça. No total, o time disputou 13 jogos.

Enfim, gostou da notícia?

- Publicidade -

Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

Imagem: André Palma Ribeiro/Avaí FC

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.