CampeonatoÚltimas Notícias do Grêmio

Copinha 2022: confira como foi a última campanha do Grêmio na disputa

A partir do dia 3 de janeiro, o Grêmio estará em solo paulista para a principal disputa do futebol de base do Brasil. A famosa e já consolidada Copa São Paulo está de volta e contará com mais 3 mil atletas espalhados pelo estado de São Paulo, e o Tricolor tem tudo para fazer mais uma grande campanha, assim como na última edição.

Em 2020, o time gremista, que era dirigido por Guilherme Bossle, chegou a grande decisão da competição com um escrete muito interessante. Com atletas hoje já conhecidos, como Adriel, Elias Manoel, Pedro Lucas, Rildo e Vanderson, o time chegou a decisão após realizar uma campanha consistente, mas acabou perdendo nos pênaltis e viu o sonho da conquista do título inédito ficando com seu maior rival.

Na disputa, o tricolor venceu seis dos nove duelos em toda a competição, empatando apenas em três oportunidades. Os principais destaques daquele ano foram Elias e Rildo, que mostraram muito potencial.

Confira como foi a campanha do Grêmio na última edição da Copinha

Na primeira fase, a equipe do Tricolor esteve no Grupo 21, ao lado de Real Brasília, Juventus-SP e União Mogi-SP. Apesar de ser uma competição acirrada desde o inicio, o Grêmio confirmou o favoritismo e se classificou com sete pontos ganhos, mas chegou na última rodada precisando pontuar, e fez melhor do que isso.

Com uma sonora goleada por 4 a 0 sobre o União Mogi, a equipe gaúcha carimbou sua classificação para a fase seguinte. Os artilheiros daquele início de noite foram Rildo, Fabrício e Elias (2x). Além disso, a equipe ainda teve Alison Calegari expulso.

Nas fases de mata-mata, o Tricolor seguiu com o mesmo futebol vertical e dominante. Contra o União ABC (MS), o escrete gremista desperdiçou muitas chances e por pouco não se complicou no duelo, mas em jogada de Pedro Lucas, o atacante Diego Rosa classificou o time.

Na terceira fase o Grêmio entrou mais ligado e converteu sua superioridade inicial em gols, para não sofrer no decorrer da partida. No confronto contra a Chapecoense, o Tricolor venceu o duelo por 4 a 0, com gols de Alison Calegari, Vanderson, Wesley e Vitor.

Grêmio embalou na competição e por pouco não conquistou o título da Copinha

Após este grande duelo, o time gremista pareceu ter encontrado seu rumo enquanto equipe, e voltou a golear. Nas oitavas de final, o adversário foi a forte equipe do Atlético-MG, que vinha realizando uma das melhores campanhas. Entretanto, com bom futebol nos dois tempos de jogos, as Crias de Eldorado venceram o embate por 4 a 1, com mais dois gols de Elias Manoel, um de Heitor e outro de Rildo.

Às quartas de final e as semifinais foram de muita emoção para a gurizada. Nas quartas, o Tricolor encarou o Vasco e empatou por 1 a 1 no tempo normal, com tento gremista anotado por Rildo. Nas penalidades, o Grêmio derrotou os garotos do Gigante da Colina por 4 a 3, com destaque para o goleiro gremista Adriel, que defendeu uma das cobranças do time carioca.

Já na semifinal, a equipe de Guilherme Bossle enfrentou o Oeste-SP, sensação da Copa São Paulo 2020. Após um duelo equilibrado, o atacante Elias Manoel decidiu mais uma vez e colocou o Grêmio na grande final. Inclusive, decisão contra o Internacional, seu maior rival.

A final histórica da Copinha foi eletrizante. Como um verdadeiro clássico GreNal, os times trouxeram muitas alternativas a campo e, apesar da alternância de comando, foram às redes. Com o duelo em 1 a 1 no placar final, a decisão foi para os pênaltis, mas desta vez o Tricolor não levou a melhor. O coirmão venceu a decisão por 3 a 1 e se sagrou campeão da 51ª edição da disputa nacional.

Ascenção de bons jogadores da edição passada podem servir como parâmetro

A 52ª edição da Copa São Paulo se inicia no próximo dia 2, em São Paulo. O Grêmio, que será dirigido por Luís Eduardo, está no Grupo 10, ao lado de XV de Jaú (SP), Castanhal (PA) e Mixto (MT). O Tricolor estreia no dia 3, às 19h30, contra a equipe mato-grossense.

No entanto, é evidente que o Tricolor irá para a competição em busca do título, mas isso não é o principal. Assim como em 2020, a promoção de atletas para o futuro econômico e futebolístico do clube estão à frente, sem sobra de dúvida.

Na última edição, muitos jovens despontaram, casos de Adriel, Elias Manoel, Pedro Lucas e Vanderson, que hoje estão no grupo principal do Grêmio. Outros como atacante Rildo, que está voltando de empréstimo, são ativos do clube que faziam parte do âmbito de base do Tricolor há pouco tempo.

Atualmente, o elenco do Tricolor conta com bons nomes que, se bem trabalhados, podem gerar frutos ao clube. Algumas figuras já são carimbadas aqui no Portal do Gremista, mas é preciso ressaltar.

O goleiro Thiago Beltrame, os zagueiros Gustavo Martins e Gustavo Marins, os laterais Lucas Kawan e Cuiabano, os volantes Ronald e Velasco, os meias Gabriel Silva e Kaká, os extremas Messias, Rubens e Ronald Barcellos e o centroavante Kevin são atletas promissores e que já estão atuando em altos níveis de exigência a um bom tempo.

Seria premeditado frisar que algum destes jogadores será o grande destaque da competição ou que irá compor a equipe principal após o fim da disputa. Mas, uma coisa é certa, potencial não falta para esse grupo das Crias de Eldorado.

Enfim, gostou da notícia?

Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

Imagem: Guilherme Rodrigues / GR Press

Eduardo Bento

Jornalista e apaixonado por futebol e suas táticas de jogo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo