Craque do Grêmio nos anos 80 completa aniversário no dia de hoje; relembre trajetória

Ídolo de aniversário
Peça chave do Grêmio Show, equipe que encantou os torcedores do Brasil na década de 1980, o ex-meia tricolor Valdo completa 60 anos no dia de hoje (12).
Leia mais:
BOMBA: Soteldo ‘chega chegando’ e deve ter nova função no Grêmio
Grêmio x Mirassol já se enfrentaram 3 vezes na Copinha e retrospecto gremista é assustador
Tido como um grande craque dos anos 1980, o aniversariante iniciou como jogador nas categorias de base do Figueirense, em 1981. No entanto, foi no Tricolor que o ex-atleta foi revelado, em 1983, quando conviveu com grandes jogadores da história do clube.
Em seu primeiro ano pelo Imortal Tricolor, Valdo recebeu poucas oportunidades em jogos oficiais, mas começou a chamar atenção da comissão técnica gremista. Em 1985, após dois anos de adaptação e amadurecimento, o atleta finalmente conquistou sua titularidade na equipe.
Com a chegada de Rubens Minelli para o cargo de técnico do tricolor, o ex-meia destacou-se como ponta esquerda, mostrando velocidade, drible e seu incrível condicionamento físico.
Ex-meia do Grêmio jogou a Copa de 1986
Entre 1985 e 1986, Valdo liderou o Grêmio para duas conquistas do Campeonato Gaúcho, chamando a atenção do então técnico da Seleção Brasileira, Telê Santana, que convocou o ex-jogador para compor o elenco brasileiro na Copa do Mundo de 1986.
Em 1990, já fora do Tricolor, o ex-armador novamente seria chamado para um Mundial, dessa vez com menos destaque. No seu último ano pelo Imortal, em 1987, o ex-meia novamente foi destaque na campanha vitoriosa do time gremista no Gauchão, conquistando o tricampeonato regional seguido.
Considerado um dos grandes craques do Brasil na década, Valdo acabou sendo vendido para o Benfica, de Portugal, em 1988. No entanto, antes de viajar, o ídolo gremista acabou vencendo mais uma vez o Campeonato Gaúcho, fechando com chave de ouro a sua passagem por Porto Alegre.
Imagem de destaque: Reprodução/Retro Football Tamminen