Cristaldo e +2: quem deve atuar ao lado do gringo no meio-campo do Grêmio?
O meia-atacante Franco Cristaldo precisou de pouco mais de 40 minutos para demonstrar sua qualidade com a camisa do Grêmio. Após um imbróglio junto ao Huracán-ARG que impediu seu registro imediato no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o meia-atacante realizou sua estreia pelo Imortal na noite da última quarta-feira (25).
Depois de iniciar no banco de reservas, Cristaldo foi acionado pelo técnico Renato Portaluppi no início do segundo tempo e ajudou a mudar a cara do Grêmio contra o Brasil de Pelotas. Com boas jogadas individuais, muita visão de jogo e ousadia para levar o Tricolor para o ataque, o gringo recebeu elogios.
“É um jogador bastante inteligente, mas tá há um bom tempo sem jogar. Vai agregar bastante no grupo e faz a equipe jogar. Deu para ver que ele tem bastante qualidade“, afirmou Renato, em entrevista coletiva.
Quem deve atuar ao lado de Cristaldo no Grêmio?
Com o rendimento já apresentado, a expectativa é que o argentino evolua cada vez mais e se firme como titular. Um dos nomes que precisa estar ao lado de Cristaldo no setor de meio de campo é Bitello. O jovem, que tem atuado mais adiantado em 2023, está totalmente à vontade no esquema tático atual e já acumula dois gols no ano, sendo o único tirando Suárez a balançar as redes até agora.
Além de Bitello, outro jogador que tem espaço ao lado do argentino na equipe titular é Villasanti. Apesar de ser um dos grandes investimentos do Grêmio para o ano, o uruguaio Felipe Carballo ainda precisa evoluir e não conseguiu demonstrar, até o momento, a mesma intensidade e boa saída de jogo do paraguaio.
Com a entrada Cristaldo para jogar em sua posição ideal, quem deve sair do time é Pepê, que começou o ano em alto com a comissão técnica e até mesmo comparado ao ex-volante Maicon. A dúvida neste modelo citado é o titular na ponta direita, função que pode acabar com o próprio Cristaldo, se a ideia for apenas a saída de Campaz (ou Everton Galdino, titular contra o Brasil de Pelotas).
Caso Renato opte por alterar o esquema tático e abandonar o 4-2-3-1, outra ideia tática a ser observada é a presença de Cristaldo como segundo atacante, ao lado de Suárez, com Carballo sendo mantido ao lado de Villasanti, assim como Pepê, na construção de meio juntamente com Bitello. Nesta situação hipotética, tanto Ferreira quanto Campaz perderiam espaço.
https://www.youtube.com/watch?v=pSO_AZh_lQ4&t=1s