Últimas Notícias do GrêmioJogadores

7 curiosidades sobre João Pedro, 10º reforço contratado pelo Grêmio para 2023

O Grêmio anunciou na última sexta-feira (13) seu 10º reforço para a disputa da temporada de 2023. O lateral-direito João Pedro, de 26 anos, que estava no Porto, de Portugal, chega ao Imortal com contrato de um ano, com opção de renovação por mais uma temporada. O defensor é o segundo contratado do Tricolor para a posição e irá disputar uma vaga no time titular com Fábio.

Para você conhecer um pouco mais do novo reforço, o Portal do Gremista separou algumas curiosidades da carreira do lateral!

1) Início no Comercial-SP e chegada ao Palmeiras

Natural de Presidente Bernardes, em São Paulo, João Pedro começou sua trajetória nas categorias de base do Comercial Futebol Clube. Em 2012, após conseguir se destacar, ele foi contratado pelo Palmeiras e passou a disputar uma série de torneios de base.

2) Primeiro gol como profissional contra o Grêmio

Promovido ao elenco principal do Palmeiras em 2014 pelo técnico Dorival Júnior, João Pedro estreou em um empate em 2 a 2 com o Flamengo e agradou, tendo seu contrato renovado logo na sequência. O primeiro gol saiu no mesmo e foi, justamente, contra o Grêmio. No dia 11 de outubro, o lateral marcou na vitória por 2 a 1 dos paulistas diante do Imortal com um chute de fora da área.

3) Primeiros empréstimos

Apesar do bom início, João Pedro teve dificuldades para ter sequência no qualificado e numeroso elenco do Palmeiras. Em 2017, ele acabou emprestado para a Chapecoense. Já no ano seguinte, foi cedido ao Bahia, acumulando 45 partidas e um gol e duas assistências entre as duas passagens.

4) Venda milionária para o Porto

Em junho de 2018, o Porto anunciou a compra de João Pedro por 4 milhões de euros (cerca de R$ 18,4 milhões, na conversão da época). O lateral iniciou sua trajetória na Europa pelo time B do Clube Português, onde acumulou três gols em 21 jogos. Na equipe principal, entretanto, não teve muito espaço, com apenas três atuações e uma assistência.

5) Retorno ao Brasil

No mês de julho de 2019, João Pedro acertou seu retorno ao futebol brasileiro para vestir a camisa do Bahia, onde permaneceu até junho de 2021 e acumulou 40 partidas, com um gol marcado. Logo na sequência, foi contratado pelo Corinthians. No clube paulista, ficou a maior parte do tempo na reserva de Fagner e somou somente oito jogos.

6) Seleção Brasileira

O defensor acumula passagens pela base da Seleção Brasileira. Entre 2014 e 2015, ele foi chamado tanto para o time sub-20 quanto para o sub-21. O lateral foi convocado para a disputa de amistosos com a Seleção Olímpica, em 2015, contra Paraguai e México.

7) Chegada ao Grêmio

A negociação com o Tricolor Gaúcho foi marcada por idas e vindas. Inicialmente, o Porto dificultou a liberação. Pouco depois, o lateral, que estava muito interessado em fechar negócio, conseguiu convencer os portugueses e viajou para Porto Alegre. No elenco de Renato Portaluppi, João Pedro terá que lutar por um lugar no time com Fábio, que iniciou a pré-temporada como titular.

Bruno Loreto

Jornalista formado pela UNISC, de Santa Cruz do Sul, com pós-graduação em Jornalismo em Base de Dados pela Uninter, apaixonado por futebol e, principalmente, pelo Grêmio. Fanático pelo Tricolor há 27 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo