JogadoresÚltimas Notícias do Grêmio

5 curiosidades sobre Marino, um dos maiores artilheiros da história do Grêmio

O ex-ponta-direita Marino da Silva marcou seu nome com a camisa do Grêmio no início da década de 1960. Até hoje, ele é lembrado com carinho no Imortal, presente em um ranking histórico. Já nos anos 2000, ele foi imortalizado de vez pelo Clube, deixando sua marca na Calçada da Fama.

Início no Aimoré com título perdido para o Grêmio

Natural de São Leopoldo, Marino iniciou a carreira em sua cidade natal, vestindo as cores do Aimoré, fazendo parte do elenco profissional entre 1956 e 1959. No período, chegou a ser vice-campeonato gaúcho, perdendo a decisão, justamente, para o Tricolor.

Convocação para Seleção e chegada ao Grêmio

Com o destaque no Aimoré, Marino foi convocado, em 1960, para a disputa do Pan-Americano, que foi disputado na Costa Rica. Logo após o torneio, o ponta-direita fechou com o Grêmio. Com o manto tricolor, ele acumulou quatro títulos estaduais 1960, 1962, 1963 e 1964, além da Torneio da Legalidade, em 1962.

Números históricos em GreNais

A passagem de Marino pelo Imortal é marcada por grandes marcas em clássicos. No dia 1º de maio de 1963, ele se tornou o único jogador gremista a marcar quatro vezes em um GreNal. Ele também é o terceiro maior artilheiro do Grêmio em duelos contra o rival com sete bolas nas redes, atrás apenas de Luiz Carvalho, que marcou 17, e Alcindo, com 12.

Passagem pelo Uruguai e aposentadoria no rival

Após deixar o Grêmio, em 1964, Marino atuou por duas temporadas no Cerro, do Uruguai. De volta ao Rio Grande do Sul, passou pelo Esportivo e atuou, por último, no rival Inter, entre 1967 e 1968.

Top-10 artilheiros e pés na calçada da fama gremista

O ex-jogador aparece até hoje na lista de maiores goleadores do Tricolor ao longo de toda a sua história. Com 117 gols, anotados em 243 atuações, Marino é o 10º colocado. No ano de 2001, ele foi homenageado na Calçada da Fama do Grêmio. No mesmo ano, o Clube prestou homenagens a Mauro Galvão, Valdir Espinosa e Zinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo