7 curiosidades sobre Valdo, ex-craque do Grêmio que disputou duas Copas do Mundo
O ex-meio-campista Valdo marcou época atuando com a camisa do Grêmio, principalmente na década de 80, sendo homenageado e imortalizado na Calçada da Fama do Clube ano de 2007. Ao longo da carreira, ex-jogador passou por grandes clubes, inclusive da Europa, e marcou presença em duas edições de Copa do Mundo. Após pendurar as chuteiras, ele seguiu ligado ao futebol.
Confira curiosidades sobre a carreira de Valdo, ex-craque do Grêmio!
Base no Figueirense e tetracampeonato no Grêmio
Natural de Sidrópolis (SC), Valdo iniciou sua carreira nas categorias de base do Figueirense e disputou poucas partidas como profissional até ser contratado pelo Grêmio, em 1984. Em seu primeiro ano, o meia não recebeu muitas oportunidades e foi se firmar como titular apenas em 1985, principalmente após a chegada de Rubens Minelli.
Com o treinador, Valdo foi fixado na ponta esquerda e sempre demonstrou muita velocidade, dribles e um ótimo condicionamento físico. Com a camisa do Imortal, ele conquistou quatro edições consecutivas do Campeonato Gaúcho, em 1985, 1986, 1987 e 1988.
Títulos no Benfica
Em 1988, Valdo foi contratado pelo Benfica, onde permaneceu até 1991. Pelo clube português, o brasileiro disputou 184 partidas em quatro temporadas e meia, marcando 29 gols. Pelos Encarnados, ele venceu quatro títulos, sendo 2 Campeonatos Nacionais, 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça Cândido de Oliveira.
Em 1995, Valdo voltou ao Benfica, que vive um período complicado, e foi fundamental, ajudando nas conquistas de duas taças de Portugal.
Trio histórico no PSG
Depois de ser contratado em 1991, Valdo ajudou o Paris Saint-Germain (PSG), da França, a chegar até as semifinais da Copa da UEFA, em 1993, com direito a classificação diante do Real Madrid, nas quartas – na semifinal, os franceses caíram diante da Juventus, da Itália.
No PSG, Valdo formou um grande trio de ataque com outras duas estrelas do futebol mundial: o brasileiro Raí e liberiano George Weah, melhor jogador do mundo eleito pela Fifa em 1995. Os três levaram o Clube até as semifinais da Liga dos Campeões da temporada 1994/1995.
O ex-jogador do Grêmio encerrou sua passagem pela França com 14 gols em 147 jogos. No período, conquistou quatro títulos, sendo uma Campeonato Francês, duas Copas da França e uma Copa da Liga.
Retorno ao Brasil e nova passagem pelo Grêmio
Após deixar a Europa e ainda defender o Nagoya Grampus, do Japão, Valdo voltou ao Brasil. Entre 2001 e 2002, após atuar por Cruzeiro, Santos, Sport e Atlético-MG, ele chegou a ter uma nova passagem pelo Tricolor Gaúcho.
2 Copas do Mundo no currículo
O ex-meia teve a oportunidade de disputar duas Copas do Mundo, em 1986 e 1990. Com a camisa amarelinha, ele acumulou 49 partidas, sendo um dos principais nomes na conquista da Copa América de 1989.
Experiência fora de campo e trabalho no Congo
Após pendurar as chuteiras, Valdo estreou como técnico em 2009, no União Rondonópolis. Já em 2011, após passar pelo Metropolitano Maringá, ele assumiu como gerente do Serra Macaense, do Rio de Janeiro. Em fevereiro de 2017, o ex-jogador passou a trabalhar na base da seleção do Congo, trabalhando também como caçador de talentos no país africano.