5 curiosidades sobre Zé Roberto, ex-camisa 10 do Grêmio
Zé Roberto, que atualmente trabalha como comentarista do Grupo Globo na Copa do Mundo do Catar, teve uma passagem pelo Grêmio na última década. Em 2012, o camisa chegou à Arena ao lado de outros grandes jogadores, como Elano, Gilberto Silva, Marcelo Moreno. Apesar das grandes expectativas, o time estrelado montado pelo presidente Fábio Koff não apresentou o nível esperado. Ainda assim, o meio-campista se identificou rapidamente com o Tricolor.
5 curiosidades sobre Zé Roberto
1) Destaque na Portuguesa e final contra o Grêmio
A estreia como profissional de Zé Roberto aconteceu em 1994, ainda como lateral-esquerdo, com a camisa da Portuguesa. Dois anos mais tarde, ele ajudou a levar a Lusa até a final do Campeonato Brasileiro, contra o Grêmio.
Na decisão, o Imortal chegou a perder por 2 a 0 atuando em SP, mas venceu pelo mesmo placar no Olímpico e se sagrou campeão por ter feito a melhor campanha até então. O então defensor da Portuguesa terminou a competição com o prêmio de Bola de Prata da posição.
2) Chegada ao Real Madrid
A grande passagem pela Portuguesa levou Zé Roberto para o futebol europeu. Em 1997, o Real Madrid pagou R$ 41,6 milhões para contratar o brasileiro, que se tornou a maior transação do Brasil envolvendo um lateral-esquerdo.
No entanto, o ex-jogador ficou longe de brilhar com a camisa do Real Madrid e se despediu após somente 23 partidas, a maioria como reserva. Diante do rendimento ruim, ele acabou emprestado ao Flamengo e recuperou seu futebol.
3) Sucesso no futebol alemão
Com o fim do empréstimo ao Flamengo, Zé Roberto foi negociado pelo Real Madrid com o Bayer Leverkusen e levou o clube alemão ao seu auge, sendo vice-campeão nacional duas vezes, em 1998/99 e 2001/02, além da decisão da Liga dos Campeões da Europa, justamente contra o Real Madrid, que se sagrou campeão.
De saída do Bayer Leverkusen, o brasileiro se transferiu para o Bayern de Munique, onde viveu uma das grandes fases da carreira e conquistou uma série de títulos, como quatro edições do Campeonato Alemão, quatro Copas da Alemanha e uma Copa da Liga Alemã.
4) Conquistas no Palmeiras
Após as passagens pelos rivais alemães, Zé Roberto defendeu Santos, Hamburgo, Al-Gharafa e Grêmio antes de chegar ao Palmeiras, em dezembro de 2014. Na equipe paulista, ganhou dois títulos importantes: a Copa do Brasil, em 2015, e o Brasileirão, em 2016.
Já atuando como meio-campista, ele se tornou o jogador mais velho a fazer um gol na Libertadores ao marcar no dia 24 de maio de 2017, na vitória do Palmeiras contra o Atlético Tucumán, com 42 anos, 10 meses e 18 dias. Em 25 de novembro de 2017, aos 43 anos, ele anunciou a aposentadoria após cerca de 23 anos de carreira.
5) Mais de uma década na Seleção Brasileira
O ex-lateral/meio-campista atuou pela seleção entre 1995 e 2006, acumulando seis gols marcados e vencendo quatro títulos: 2 Copas das Confederações (1997 e 2005) e 2 Copas Américas (1997 e 1999).
Apesar de boas atuações, Zé Roberto acabou ficando de fora da convocação para a Copa do Mundo de 2002. Quatro anos mais tarde, ele foi chamado pelo técnico Parreira para o Mundial da Alemanha e chegou a ser escolhido pela FIFA para a equipe ideal de melhores jogadores do torneio.