Desempenho do Grêmio na Copinha não empolga, mas os resultados são bons
Com uma das equipes mais jovens da disputa, o Grêmio viajou para São Paulo no início deste mês para mais uma Copinha em sua história. Apesar dos bons valores individuais, o Tricolor não conseguiu convencer dentro de campo, mas atingiu o objetivo principal da primeira fase: classificar-se em primeiro do seu grupo.
No entanto, é evidente que conquistar o título da Copa São Paulo é interessante, mas o mais importante é trazer ideias de jogo, bem como um bom desempenho. E isso foi evidenciado em alguns poucos momentos destes três jogos.
Mesmo assim, o time gremista dirigido por Luís Eduardo confirmou o favoritismo do Grupo 10 e se classificou com seis pontos somados. Contudo, vejamos como tem sido a campanha do Grêmio até aqui.
Como foi a campanha do Grêmio na primeira fase da Copinha
Antes da estreia contra o Mixto-MT, datada para o dia 3 de janeiro, o Tricolor efetuou três amistosos. Após os duelos, que foram realizados em solo gaúcho, o Imortal viajou para São Paulo para a maior disputa de base do futebol brasileiro.
Contra o Mixto-MT, o comandante do Tricolor surpreendeu boa parte da imprensa e dos torcedores que acompanham a base gremista e iniciou a disputa com uma formatação ‘diferente’. Com Pedro Cuiabá como primeiro volante, o treinador posicionou um trio de meias-atacantes mais à frente que, em tese, se somariam a Kauan Kelvin e Kelvin, os dois atacantes da equipe.
Com a bola rolando, o time até soube se portar em campo, mas teve diversas dificuldades coletivas – muito por conta da chuva torrencial que acometeu o gramado do estádio Zezinho Magalhães. Apesar de tudo, o Tricolor empilhou boas a chances e saiu vencedor da etapa inicial com gol de Kauan Kelvin, após belo cruzamento de Lucas Kawan.
Na etapa final, o Mixto seguiu impondo seu ritmo e voltou a levar perigo mais vezes. Já o Tricolor, buscou o ataque em momentos pontuais, tanto que no finalzinho ampliou o marcador com o atacante Zinho.
Melhor partida do Grêmio na Copinha aconteceu diante do Castanhal-PA
Três dias depois, o Tricolor voltou a campo contra o Castanhal-PA – talvez o adversário mais qualificado desta primeira fase.
Diante do Japiim, o Grêmio fez sem dúvida nenhuma sua melhor exibição. Apesar de conceder muitos espaços ao adversário, que quase lhe custaram caro, o time gremista teve uma melhora coletiva e mais atletas auxiliaram no desempenho da equipe.
Na etapa inicial, os paraenses até esboçaram um bom ímpeto e frequentaram por alguns minutos o campo de ataque. No entanto, após se encontrar na partida, o time de Luís Eduardo abriu o placar com Kauan Kelvin.
Entretanto, depois de alguns sustos, o Grêmio voltou do intervalo mais posicionado em campo e passou a ser mais cirúrgico em suas investidas ao ataque. Dentro disso, o gol da vitória aconteceu em uma bola parada, onde o zagueiro Gustavo Martins testou bonito para sacramentar o resultado positivo.
Com a vitória diante do Japiim no dia 6 de janeiro, o Tricolor carimbou uma vaga na segunda fase da Copinha e chegou ao terceiro jogo com o principal objetivo já conquistado.
Imortal teve uma atuação muito abaixo do esperado na última rodada da primeira fase
No entanto, o que alguns torcedores esperavam realmente aconteceu. O comandante gremista realizou uma série mudanças para o confronto contra o XV de Jaú e descaracterizou um pouco o time.
Além de dar rodagem ao grupo, a comissão técnica preservou boa parte dos atletas titulares que já estavam mais desgastados. Porém, dentro de campo a conversa foi outra e o time gremista não conseguiu desempenhar um bom papel.
Em um primeiro tempo de pouca movimentação, o Imortal foi induzido ao erro em muitos momentos e acabou sendo vazado pela primeira vez na disputa. No decorrer do jogo, o Grêmio até tentou se reposicionar em campo e passou a trocar passes, mas cedeu espaço ao XV e quase sofreu mais gols.
Na etapa final, o técnico Luís Eduardo promoveu mudanças e descontruiu a formatação inicial de vez. Assim, passou a colocar todos os guris de linha no campo de ataque para sufocar o Galo Comarca, mas não teve êxito nas conclusões e saiu derrotado da cidade de Jaú.
Evidente que a equipe já tinha em mãos a classificação, mas o desempenho abaixo pode servir como um sinal de alerta para a comissão gremista.
Números da campanha do Grêmio na Copinha até aqui
Em três 3 jogos, a equipe conquistou duas vitórias e sofreu uma derrota. Dentro destes duelos, o time balançou o barbante por quatro vezes e sofreu apenas um gol, atingindo assim 66,7% de aproveitamento na primeira fase da Copinha.
1º jogo: Grêmio 2×0 Mixto-MT (Kauan Kelvin e Zinho);
2º jogo: Grêmio 2×0 Castanhal-PA (Kauan Kelvin e Gustavo Martins);
3º jogo: Grêmio 0x1 XV de Jaú-SP;
Artilheiro do time: Kauan Kelvin com dois gols.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Bruno Creste / Divulgação