O emocionante discurso de Monsalve aos novos reforços do Grêmio: “desfrutem”
Jovem de 20 anos chama atenção pela liderança

Monsalve faz discurso emocionante em pré-jogo
O Grêmio divulgou nesta quarta-feira o tradicional vídeo de bastidores das partidas. No último sábado (15), o Tricolor enfrentou o Ypiranga em Erechim, pela oitava rodada do Gauchão.
No vídeo, é possível ver Miguel Monsalve fazer discurso antes da partida. O meio-campista chamou atenção por sua liderança, mesmo com apenas 20 anos. Ele direcionou sua fala, principalmente, aos reforços que estrearam na partida.
“Aos novos, vocês tem a oportunidade de fazer suas histórias hoje. Desfrutem, porque essa é uma oportunidade única na vida. E sempre irão lembrar disso. Desfrutem com tranquilidade e muita felicidade.”
Leia mais
Grêmio hoje: bolada milionária por zagueiro, atacante de saída e bastidores de Braithwaite
O zagueiro que foi descartado pelo Grêmio
Liderança de Monsalve chama atenção desde a Colômbia
Desde as categorias de base, Monsalve sempre se destacou por atuar em equipes acima de sua faixa etária, avançando rapidamente em sua formação. Antes de desembarcar no Grêmio, passou toda a sua trajetória no Independiente Medellín, clube que escolheu ainda criança após assistir a uma competição infantil e se encantar com o time. Aos quatro anos, ingressou nas escolinhas da equipe incentivado pelos pais.
Em 2017, com apenas 13 anos, começou a treinar ocasionalmente com os profissionais do Independiente Medellín. Durante seu período na base, também teve a experiência de ser gandula em partidas no estádio Atanasio Girardot. No ano seguinte, aos 14, foi escalado para um amistoso de pré-temporada contra o Leones de Itagüí, marcando seu primeiro contato com a equipe principal.
Sua estreia oficial aconteceu aos 16 anos, em outubro de 2020, quando entrou em campo no empate por 1 a 1 contra o Jaguares de Córdoba. Em 2021, Monsalve passou a ganhar mais espaço como titular, sendo reconhecido pelo jornal inglês The Guardian como um dos 60 jovens mais promissores nascidos em 2004. Antes de seguir para Porto Alegre, já vestia a braçadeira de capitão do Medellín, mesmo tendo apenas 20 anos.