Ex-Grêmio detona gramado sintético: “minha lesão poderia ter sido evitada”
Dudu ainda sofre com consequências da lesão no joelho
Ex-atacante do Tricolor critica uso de gramado sintético
Em coletiva nesta quarta-feira (26), Dudu, ex-Grêmio e agora no Cruzeiro, falou sobre o uso de grama sintética no futebol profissional. Ele foi um dos jogadores que participou do manifesto contra o uso do artificial e acredita que 85% da sua lesão poderia ter sido evitado se fosse na grama natural.
“Quando eu estava no Palmeiras, gostava da grama sintética. Machuquei o joelho e fiquei 1 ano sem jogar futebol. Depois disso, achei que o sintético influenciou. Os times que têm sintético vão falar que isso não tem nada a ver, mas tem a ver. Eu joguei muito tempo no sintético, e o time que vai jogar contra é prejudicado, porque o jogo fica mais rápido e você demora a se acostumar. As pessoas falam que machucam mais na grama natural. Claro, porque tem mais jogo na grama natural do que no sintético. O sintético é bom para o time da casa, o jogo fica mais rápido, mas tem outros aspectos. Acho que 85% da minha lesão, se fosse na grama natural, poderia ter sido evitado”, contou.
O jogador esclareceu que a crítica ao gramado artifical não tem relação com a sua saída do Palmeiras, que foi cheia de polemicas entre o jogador e Leila Pereira. “Eu sei o que é jogar na grama sintética e na normal. Não falei coisa para ir contra o Palmeiras, contra ninguém. Falei o que sinto, o que é do meu coração.”
Desde que chegou no Cruzeiro, Dudu esteve em 9 partidas, mas não conseguiu completar 90 minutos em nenhuma. Segundo ele, por conta da lesão, ainda busca a melhor forma física.
“Só quem machuca joelho sabe como é voltar a ser competitivo, voltar ao nível de forma física. Alguns momentos nos jogos, no segundo tempo, a gente cansa. Jogador ficar um ano sem jogar, no segundo tempo cansa. Jogador de futebol gosta de jogar futebol, gosta de jogar bola. Isso é muito difícil”, explicou Dudu.
Leia mais
Grêmio pode ter Nike: Qual o valor das camisas de futebol?
Grêmio se aproxima da contratação de novo zagueiro
Passagem de Dudu pelo Grêmio
Dudu atuou pelo Tricolor em 2014, por empréstimo junto ao Dínamo de Kiev. Ao longo da temporada, obteve grande destaque pelo clube gaúcho, atuando em 53 partidas e marcando oito gols. Ao término do contrato, devido ao alto preço, o Grêmio não renovou com o atacante.
Concordo plenamente com ele, não sei como os demais clubes aceitam isso sem reclamar.