Quem é Edwin Cardona, meia que foi oferecido ao Grêmio?
Conheça Edwin Cardona, meia oferecido ao Grêmio
A diretoria do Grêmio, sob o comando do presidente Alberto Guerra e do vice-presidente de futebol Antônio Brum, já iniciou o planejamento visando a disputa da próxima temporada. Em meio à reta final decisiva do Campeonato Brasileiro da Série A de 2023, o Tricolor Gaúcho, que ainda sonha com o título, não quer saber de perder tempo e já pensa no ano que vem.
Leia mais:
BOMBA: Grêmio encaminha acerto com primeiro ‘reforço’ para 2024
Grêmio agita o mercado e oficializa busca de jogador vital para o elenco
Com o objetivo de qualificar cada vez mais o elenco de trabalho do técnico Renato Portaluppi, que ainda não chegou a um acordo para renovação, mas é o preferido da alta cúpula, os dirigentes estão em busca de reforços. Além de alvos procurados pelo departamento de futebol, um movimento comum às vésperas de mais uma janela de transferências, é jogadores serem sugeridos aos clubes.
Nos últimos dias, um medalhão foi oferecido ao Imortal. De acordo com informações do setorista Kaliel Dorneles, a diretoria gremista avaliou a possibilidade de avançar pela contratação do experiente Edwin Cardona, que atualmente veste as cores do América de Cali, da Colômbia, onde tem contrato até a metade de 2024. O jogador, no entanto, não se encaixou no perfil buscado no mercado e acabou descartado.
O jogador, de 30 anos, foi revelado nas categorias de base do Atlético Nacional e ainda tem passagem pelo Santa Fe, antes de deixar seu país natal para defender o Monterrey, do México.
Entre 2017 e 2022, Cardona ficou ligado ao Boca Juniors, mas ficou longe de corresponder à alta expectativa quando teve a oportunidade de vestir a camisa 10 da equipe xeneize. Em meio a altos e baixos, ele chegou a rodar emprestado pelos mexicanos Pachuca e Tijuana, sem conseguir espaço em nenhum deles.
A carreira de Cardona é marcada por problemas com o peso e também extracampo. Em outubro de 2022, quando defendia o Racing, logo depois de sair do Boca Juniors, o meia brigou com a torcida e chegou a ter seu carro confiscado pela polícia por dirigir embriagado.
Em julho de 2023, Cardona acertou seu retorno ao América de Cali, Na equipe colombiana, ele soma 17 partidas, com cinco gols marcados e três assistências.