Eliminação precoce? Confira como foi a campanha do Grêmio na Copa FGF
Neste domingo (28), as equipes classificadas para as semifinais da Copa FGF iniciam a disputa em busca de uma vaga na grande final. Entretanto, o Grêmio não estará presente nesta tarde de decisão, pois no meio de semana acabou sendo derrotado e foi eliminado da competição.
Todavia, a campanha da equipe precisa ser destacada, uma vez que o Tricolor atuou com seu escrete de Transição durante toda a competição.
Confira como foi a campanha do Grêmio na Copa FGF
O Grêmio fez parte do Grupo C ao longo da primeira fase, ao lado de São José-POA, Bagé, Riopardense, Rio Grande e 12 Horas, e se classificou com a melhor campanha da chave.
No entanto, para a estreia, o técnico Cesar Lopes teve que desvendar um verdadeiro quebra-cabeças para montar o time. Com a equipe disputando as fases decisivas do Brasileirão de Aspirantes, o comandante teve que entrar na disputa com um time alternativo, contendo atletas que atuavam menos minutos pelo Brasileiro Sub-23 e alguns jovens da equipe Sub-20.
Após o duelo inaugural contra o Rio Grande, no dia 20 de setembro, quando o Imortal venceu o duelo por 4 a 0, o treinador passou a formar uma espinha dorsal, que conseguiu manter nas rodadas seguintes.
Inclusive, o bom futebol apresentado contra o Vovô foi a tônica da equipe gremista nos primeiros jogos. Com atuações extremamente qualificadas, o Grêmio conseguiu uma série de quatro jogos de invencibilidade e a liderança do grupo.
O grande ápice deste período certamente aconteceu diante da equipe do Riopardense, quando o Tricolor Gaúcho derrotou o Peixe por 11 a 0, com direito a cinco gols de Rafael Barbosa, principal jogador do time neste início de competição.
Porém, na 5ª rodada a equipe teve o seu primeiro revés. Diante do São José-POA, o Grêmio não se encontrou em campo e acabou sendo derrotado por 2 a 1, em duelo disputado no Passo D’Areia.
Entretanto, este resultado negativo não abalou o time que, voltou a vencer nas duas próximas rodadas. Já no returno, com as vitórias sobre o Rio Grande e 12 Horas, o Imortal voltou a ponta da tabela, mas sempre enxergando o Zequinha pelo retrovisor.
Grêmio venceu oito dos dez jogos e confirmou a melhor campanha de sua chave na Copa FGF
Em mais uma tarde de pouca inspiração e de muita transpiração do seu adversário, o Tricolor foi novamente superado. Contra o Bagé, na Pedra Moura, o time gremista voltou a enfrentar mesmos problemas táticos e técnicos da partida contra o Zeca e teve mais um insucesso, sendo derrotado pelo Jalde-Negro por 3 a 2.
Faltando duas rodadas para encerrar a fase de grupos, o Grêmio precisava voltar a vencer para confirmar a classificação à próxima etapa sem susto, e foi o que aconteceu.
Diante do Riopardense, o Tricolor foi superior ao longo de toda a partida e, como de costume, dominou as ações do jogo. Dentro disso, o resultado não podia ser outro. Vitória gremista por 6 a 0, com direito a hat-trick de Jhonata Varela, que estava voltando aos poucos ao grupo.
Na rodada final, Grêmio x São José-POA fizeram um duelo valendo a liderança da tabela. Para o embate, Cesar Lopes sacou Rafael Barbosa do time e colocou Bitello como articulador, o que deu resultado.
A vitória por 2 a 1, com gols de Kevin e Vini Paulista, fez com que o Tricolor encerrasse a primeira fase na liderança, com 24 pontos somados, mesma pontuação do Zeca, mas superando a equipe do Passo D’ Areia no saldo de gols.
Grêmio não manteve o padrão de jogo e acabou sendo eliminado na fase seguinte
Nas quartas de final, o Tricolor teve pela frente o Aimoré, um dos grandes times da disputa.
Como já abordamos aqui no Portal do Gremista, no duelo de ida o Grêmio teve grandes dificuldades para impor seu estilo de jogo. Mesmo assim, conseguiu empatar, fora de casa, por 1 a 1, com gol de Wesley e uma atuação acima da média do goleiro Hugo, que salvou o Tricolor em muitos lances.
Na partida de volta, o desenho foi um pouco diferente. Atuando em casa, o time gremista partiu para cima, mas insistiu muito pelas jogadas laterais e acabou não sendo efetivo.
Em contrapartida, o Índio Capilé, compenetrado e extremamente ofensivo, ficou à espreita das brechas e dos contra-ataques, e assim conquistou a classificação. Com o gol do centroavante Lucas Silva, o time do Vale do Sinos levou para a São Leopoldo a vaga e despachou o Tricolor.
Grêmio conquistou bons números ao longo da campanha na Copa FGF
Apesar da eliminação, os números do Grêmio foram extremamente satisfatórios. Em 12 jogos, a equipe saiu vencedora em oito oportunidades, empatou apenas uma vez e foi derrotada em duas ocasiões.
No entanto, com um DNA ofensivo, o time gremista fez 40 gols em toda a competição, foi vazado por 10 vezes e conquistou um saldo de gols de 30+. Além disso, alguns atletas figuraram entre os principais artilheiros da disputa, casos do meia Rafael Barbosa, com 7 gols, e dos atacantes Émerson e Kevin, cada um com 6 gols.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Grêmio Oficial