Em 1989, Grêmio aplicou a maior goleada na história do duelo contra o Flamengo
Grêmio massacrou o Flamengo em uma semifinal de Copa do Brasil
No dia 19 de agosto de 1989, um confronto épico marcou a história do futebol brasileiro. Grêmio e Flamengo se enfrentaram nas semifinais da Copa do Brasil daquele ano, e o resultado desse duelo é lembrado como uma das maiores goleadas da história do confronto. Com um verdadeiro massacre por 6 a 1, o clube se classificou para a grande com estilo.
Leia mais:
Grêmio deixa o Inter no chinelo em ranking dos clubes brasileiros mais pesquisados no Google
Renato desvia o foco, e cita imprensa e Inter para reforçar tese sobre a fase do Grêmio
A campanha do time estava sendo emblemática, passando por adversários como Ibiraçu-ES, Mixto-MT e Bahia. Antes da final, entrou em campo para enfrentar o Rubro-Negro, que havia eliminado o Paysandu-PA, Blumenau-SC, e um duelo forte diante do Corinthians. Era uma briga entre favoritos pela primeira taça da história da competição.
Após o duelo de ida no Rio de Janeiro terminar com um empate insano por 2 a 2, a decisão ficou em aberto para o Estádio Olímpico. Mesmo com a vantagem de avançar com um empate por 1 a 1, o time não se contentou com o ‘regulamento debaixo do braço’. Impulsionado por sua torcida, o Tricolor abriu o placar com Cuca aos 23 minutos do primeiro tempo, levando vantagem mínima ao intervalo.
Na segunda etapa, o Mengo partiu para o tudo ou nada, e o Imortal aproveitou os espaços concedidos. O resultado foi uma sequência de gols impressionantes: Paulo Egídio marcou duas vezes, Cuca também balançou as redes duas vezes, Almir e Assis também deixaram sua marca. Renato Carioca diminuiu para o adversário, mas não foi o suficiente.
Ficha técnica – Grêmio 6 x 1 Flamengo
- Competição: Copa do Brasil 1989 – Semifinal (Volta)
- Data: 19/8/1989
- Local: Estádio Olímpico em Porto Alegre-RS
- Público: 46.137 pagantes
- Gols: Cuca (23’1ºt e 28’2ºt), Paulo Egídio (4’2ºt e 31’2ºt), Almir (5’2ºt), e Assis (42’2ºt) (GRE); Renato Carioca (35’2ºt) (FLA)
Flamengo: Cantarelli; Leandro Silva, Júnior Baiano, Fernando e Leonardo; Aílton, Júnior e Marquinhos (Renato); Sérgio Araújo e Nando; Zinho. Técnico: Telê Santana.