Em 1997, Grêmio despachou o Fortaleza na campanha do tri da Copa do Brasil
Há 26 anos, Grêmio despachou o Fortaleza da Copa do Brasil
O Grêmio volta a campo neste sábado (30) para mais uma partida do Campeonato Brasileiro da Série A de 2023. A partir das 16h (horário de Brasília), o Tricolor Gaúcho visita o Fortaleza, no Estádio Castelão. Ao longo da história, as duas equipes se encontraram 19 vezes com ampla vantagem para o Imortal, venceu 11 e perdeu apenas três, além de cinco empates.
Leia mais:
BOMBA: Grêmio sondou atacante do Cruzeiro e Ronaldo não está feliz
Grêmio bate o martelo e define posições que precisam de reforços para 2024
Entre os jogos contra o Leão do Pici, um duelo que aconteceu há cerca de 26 anos ficou marcado na história do Grêmio. No início de sua caminhada rumo ao terceiro troféu da Copa do Brasil, em 1997, o time gaúcho encarou o Fortaleza na primeira fase.
O primeiro jogo foi realizado no dia 18 de março de 97, no Estádio Castelão. Com o apoio de mais de 24 mil torcedores, o Fortaleza chegou a sair na frente do placar com um gol de Sandro Gaúcho, cobrando pênalti, aos 12 minutos.
Sem se abalar com o gol sofrido, a equipe comandada por Evaristo de Macedo chegou à virada ainda antes do intervalo. aos 27′, Zé Alcino avançou em velocidade e finalizou forte para deixar tudo igual. Pouco depois, aos 36′, Dinho finalizou de fora da área e Paulo Nunes desviou para balançar as redes.
Na segunda etapa, logo aos sete minutos, Zé Alcino aproveitou a sobra e, livre, bateu forte para ampliar. O Leão ainda teve tempo para descontar para 3 a 2 com o zagueiro Paulo Silva, de cabeça aos 42′.
Com a vantagem da vitória fora de casa, o Grêmio recebeu o Fortaleza para o segundo jogo no dia 25 de março, no Estádio Olímpico. Ainda no primeiro tempo, Paulo Nunes abriu o placar, aos 12 minutos, de cabeça. No segundo tempo, Dinho, de pênalti, aos 5′, aumentou a contagem.
O “Diabo Loiro” ainda voltou a balançar as redes aos 32′, mais uma vez de cabeça. O Fortaleza chegou a anotar um gol de honra, com Sandro Gaúcho, em cobrança de pênalti, mas de nada adiantou para atrapalhar a festa gremista.
Imagem destaque: Arquivo/Site gremiodados