Em 2020, rival classificava-se na Libertadores por conta de ajuda do Grêmio; relembre
Classificados no grupo E da Copa Libertadores da América de 2020 juntos de América de Cali (COL) e Universidad Católica (CHI), Grêmio e Inter mediaram forças para definir qual time seria o superior no maior torneio do continente. Após empataram em 0 a 0 o jogo do primeiro turno, na Arena, diante de muita briga e confusão, ambos os clubes começaram inicialmente praticamente empatados na fase de grupos.
Já no segundo confronto, pelo returno, válido pela 4ª rodada da competição, estava em jogo o encaminhamento da classificação às oitavas de final, em GreNal que seria disputada no Beira-Rio. Apesar de jogar fora dos seus domínios, o Grêmio comprovou a sua maior tradição no principal torneio da América do Sul e derrotou o rival por 1 a 0, com um golaço de Pepê, no final do segundo tempo.
Com o triunfo, o Imortal assumiu a ponta do grupo E, classificando-se em primeiro à frente do Inter com 11 pontos. Vale ressaltar, no entanto, que o Colorado recebeu uma ajuda do Tricolor na última rodada: há exatos dois anos, no dia 22 de outubro de 2020, na Arena, o Grêmio enfrentava o América de Cali na Arena pela última rodada da fase de grupos.
Grêmio deu uma ajuda ao seu maior rival na última rodada da fase de grupos da Libertadores
Praticamente classificada, a equipe então treinada por Renato Portaluppi poderia avançar mesmo com uma derrota, que também colocaria o time colombiano na próxima fase caso o América conseguisse um triunfo de mais de três gols em Porto Alegre. Com isso, o Inter acabaria eliminado, já que perdeu fora de casa para a Universidad Católica no mesmo dia.
Evitando que a equipe colombiana passasse o rival na classificação, como um bom pai que cuida do seu filho, o Grêmio empatou em 1 a 1 com o conjunto da Colômbia, com gol marcado por Diego Souza, de pênalti, no final do confronto. No final das contas, o Imortal avançou à próxima fase com 11 pontos, como líder do grupo, comprovando novamente a sua maior tradição em Libertadores. Já o Inter, segundo colocado, passou às oitavas de final com apenas 8 pontos na classificação.