Em clima de Libertadores: Há 41 anos, Grêmio fazia história na altitude de La Paz
Uma vitória mais do que expressiva do Imortal Tricolor

Em clima de Libertadores: vitória de 41 anos do Grêmio na Bolívia continua sendo histórica
Há exatos 41 anos, pela Copa Libertadores da América de 1983, o Grêmio jogava na Bolívia, na expressiva altitude da capital La Paz. Na ocasião, o jogo foi válido pela fase de grupos da competição continental daquele ano.
Foi a primeira vitória Tricolor e de uma equipe brasileira contra o Bolívar fora de casa na ‘Liberta’. Esse também foi o único triunfo azul em La Paz, visto que o outro resultado positivo na altitude foi na cidade de Cochabamba, quando venceu o Aurora por 2 a 1 em 2009.
A partida também foi a segunda vitória gremista em solo boliviano pelo maior torneio da América do Sul. Isso porque no local da vitória contra o Blooming, no mesmo ano, em 83, não havia o problema da grande distância do nível do mar, já que eram somente 400 metros.
Leia mais:
Ex-centroavante do Grêmio jogará a segunda divisão do Cariocão
Marcão será homenageado amanhã na Arena
Os outros duelos do Grêmio na altitude pela Taça Libertadores
O voo seguinte foi para Cuzco, no Peru, diante do Cienciano, em 3 de abril de 2002. O Grêmio do técnico Tite foi orientado a não marcar no campo de ataque e a evitar bolas longas, para se preservar, mas acabou perdendo pelo placar de 2 a 1.
Ainda sob o comando de Tite, o Imortal viajou a La Paz já classificado para as oitavas de final de 2003. Em 10 de abril, encarou novamente o Bolívar no Estádio Hernando Siles, mas não teve a mesmo resultado de 20 anos antes 1983, sendo superado por 1 a 0 em jogo de poucas chances. A estreia do Grêmio na Libertadores em 2024 acontece no próximo dia 2 de abril – terça-feira, justamente na altitude de La Paz, contra o The Strongest, às 21h.
Imagem destaque: Reprodução/YouTube/Conmebol

