Entenda o trâmite para a regularização dos reforços do Grêmio até sexta-feira
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Grêmio está bastante confiante nas possibilidades de contar com os três reforços contratados para o jogo contra a Ponte Preta no próximo sábado (23). Para isso, Lucas Leiva, Thaciano e Guilherme precisarão das regularizações na CBF e, consequentemente, terem seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário até sexta-feira. Por isso, o departamento jurídico Tricolor fez todos os movimentos afim de acelerar o processo.
Os reforços do Grêmio poderão atuar contra a Ponte Preta? Confira
O ponto crucial é que não depende mais do Grêmio. Agora, é preciso apenas aguardar o desenrolar do “Transfer Matching System”, também chamado de TMS FIFA. É com base nos documentos processados por meio desta ferramenta que as negociações internacionais se desenrolam. Como no caso dos três jogadores os acordos são internacionais, a burocracia é maior.
Por exemplo, a chegada de Lucas Leiva em Porto Alegre obrigatoriamente faz com que liberações e documentos saiam da Federação Italiana de Futebol e tramitem para a CBF. Só após isso, a regularização é possível, junto com os documentos assinados pelo atleta com o Grêmio. No caso de Guilherme a mesma coisa. A parte burocrática passa pela Federação Árabe, tramita para o Brasil, até que seja validada a sua contratação pelo Tricolor Gaúcho.
O caso mais simples é o de Thaciano. Mesmo que estivesse atuando no futebol turco, o meio-campista tinha vínculo original associado ao Grêmio, uma vez que seu contrato fora do Brasil era de empréstimo. Logo, a burocracia é menor e quase automática. Não foi a toa que Roger chegou a imaginar que poderia contar com o atleta para o jogo contra o Brusque, o que não aconteceu.
A confiança na regularização é grande por parte dos gremistas. A expectativa é que todos estejam aptos nos próximos dias. Entretanto, a titularidade dos atletas dependerá de outros fatores. E o técnico Roger Machado já deixou bem claro que dificilmente fará mudanças repentinas na escalação da equipe.