Últimas Notícias do GrêmioHistória

Erechim: Pelé e más lembranças para o Grêmio

O terceiro maior estádio do Rio Grande do Sul, o Colosso da Lagoa, vai ser o palco da partida de ida pelas finais do Campeonato Gaúcho, neste sábado, a partir das 16h30, quando Ypiranga e Grêmio estarão duelando em campo.

Erechim: Pelé e más lembranças para o Grêmio

No longínquo 2 de setembro de 1970, Grêmio e Santos fizeram a partida inaugural da casa do Ypiranga. Em campo, lendas do futebol exibiam-se para um público maravilhado, craques como Carlos Alberto, Piazza, Tostão, Brito, Fontana, Everaldo, Jairzinho e o Rei Pelé, tratavam com muito respeito a bola no festival de inauguração.

E é claro, coube ao Rei balançar as redes pela primeira vez no Colosso. Após erros do goleiro gremista e do volante Jandir, Pelé roubou a bola e marcou o primeiro gol do estádio de Erechim, e o seu gol 1040. O maior craque de todos os tempos começou o jogo com o número 10 às costas, mas ao marcar o gol 1040, mesmo prefixo da Rádio Tupi de São Paulo, recebeu uma homenagem. Repórteres da rádio invadiram o campo e lhe vestiram com uma camisa que trazia o número 1040, assim Pelé terminou a partida.

Ivo Wortmann, estava iniciando a carreira de jogador à época, o ex-jogador e treinador lembrou em entrevista;

“Os reservas, entre eles eu, se movimentaram no banco para ver se o (Carlos) Froner colocaria alguém em campo. Agradeço a ele a oportunidade de ter me utilizado. Não sei se joguei contra o Pelé ou se vi o Pelé jogar de dentro de campo. Quando passei por ele, disse “vamos, gurizada! Podem jogar à vontade que é um amistoso.”

Grêmio caiu no Colosso da Lagoa

O nome do palco da partida inaugural da final deste Gauchão surgiu por acaso. Houve um churrasco para recepcionar médicos que estavam na cidade, para um encontro de medicina. Coube ao orador oficial do Ypiranga fazer o discurso de boas vindas, o churrasco foi realizado no local onde se erguiam as arquibancadas. Em meio a sua fala, Wilson Wattson Webber, soltou a frase;

“… aqui ergue-se o Colosso da Lagoa…”

A expressão agradou a todos, população, diretoria do clube e a imprensa, estava batizada a casa do Ypiranga de Erechim.

O Grêmio não guarda boas lembranças do Colosso da Lagoa, além de perder para o Santos na partida inaugural do estádio, o Tricolor empatou em 3 a 3 com o Athletico-PR, em 2004, o resultado sacramentou a segunda queda para a Série B na história do Imortal.

Enfim, gostou da notícia?

Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTokTwitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

Imagem: YFC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo