Relembre a escalação do Grêmio na estreia de Mano Menezes há 20 anos
Treinador fez sua primeira partida contra o Gama, pela Série B

A primeira e a última partida de Mano Menezes no Grêmio
Mano Menezes está de volta ao Grêmio depois de 20 anos. Quando chegou ao clube pela primeira vez, em 21 de abril de 2005, Ronaldinho Gaúcho era o jogador mais bem pago do mundo e o YouTube havia sido lançado há dois meses.
Para além das mudanças no futebol e no mundo, o elenco do Grêmio mudou completamente. Em sua primira partida a frente do Tricolor, em 23 de abril de 2005, Mano enfrentou o Gama pela Série B do Campeonato Brasileiro.
A escalação da partida foi: Eduardo; Alessandro, Marcelo Oliveira, Alessandro Lopes e Marcinho, Nunes, Marcus Vinicius, Márcio Oliveira, Bruno, Anderson e Somália. O Tricolor perdeu por 2 a 1, com gol marcado por Anderson.
A campanha na temporada 2005 rendeu o título da Série B para o Grêmio, que retornou a elite na temporada seguinte. Em mais dois anos em Porto Alegre, Mano foi campeão Gaúcho em 2006 e 2007, além de chegar a final da Libertadores de 2007, perdendo pro Boca Juniors.
Leia mais
Mano Menezes vai trabalhar no Grêmio com jogador que indicou ao Fluminense
Pênalti polêmico em Bahia x Ceará faz o Grêmio cair na tabela do Brasileirão
A última partida comandada pelo treinador aconteceu em 2 de dezembro de 2007, na última rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor empatou com o Corinthians por 1 a 1. A equipe titular foi: Grohe; Patrício, Léo, William, Bustos, William Magrão, Diego Souza, Tcheco, Ramón, Jonas e Marcel.
Com o fim do Brasileirão 2007, Mano deixou o Grêmio para assumir o Corinthians. Em quase três temporadas, ele comandou 165 jogos, sendo 87 vitórias, 35 empates e 43 derrotas.