Histórico ex-vice de futebol do Grêmio completa aniversário hoje
Todos os torcedores lembram com carinho do histórico esquadrão gremista treinado por Luiz Felipe Scolari nos anos de 1994, 1995 e 1996. Além da ajuda do auxiliar Murtosa e dos treinos comandados pelos preparadores Paulo Paixão e Mazaropi, outro nome destacava-se ao lado de Felipão na casamata do Grêmio: Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo.
Nascido no dia 27 de agosto de 1950, o simbólico dirigente completa 72 anos de muito gremismo no dia de hoje (27). Fiél escudeiro de Felipão, Cacalo foi vice-presidente de futebol do Imortal nos tempos dourados da década de 1990, quando foi convocado pelo lendário ex-presidente Fábio André Koff para integrar os quadros políticos do Tricolor.
Junto com Felipão, Luiz Carlos Silveira Martins foi responsável por remontar um Grêmio que apresentava muitas dificuldades financeiras e não possuía condições de contratar nomes de peso para o plantel. Com muita criatividade, o então dirigente trouxe nomes como Arce, Rivarola, Dinho, Goiano, Paulo Nunes e Jardel, formando um dos maiores times da história do clube gaúcho.
Por conta disso, Cacalo é considerado um dos maiores vice-presidentes de futebol da história do Imortal, tendo em seu currículo títulos importantes como os da Copa do Brasil (1994), Copa Libertadores da América (1995), Campeonato Brasileiro (1996) e Recopa Sul-Americana (1996).
Trajetória de muito amor pelo Grêmio foi eternizada no ano passado
Além disso, o atual colunista do Grupo RBS ainda foi eleito presidente do Tricolor para os anos de 1997 e 1998, substituindo o multicampeão Fábio Koff. Na ocasião, Luiz Carlos Silveira Martins levou à equipe gaúcha à conquista da Copa do Brasil (1997), quando bateu o Flamengo em pleno Maracanã.
Vale ressaltar, ainda, que o eterno vice-presidente de futebol foi homenageado em 2021 com a colocação dos seus pés na Calçada da Fama do Imortal, consolidando-o ainda mais como um dos ídolos da história do clube.