EspeciaisÚltimas Notícias do Grêmio

Parabéns, Felipão! Relembre momentos do aniversariante como técnico do Grêmio

Mais um ano de vida para o lendário ícone gremista!

Parabéns, Felipão! Relembre momentos do aniversariante como técnico Grêmio
Imagem: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Aniversariante do dia: relembre momentos de Felipão no Grêmio

Neste sábado, 9 de novembro de 2024, Felipão completa 76 anos de vida, a maioria deles no futebol, inclusive. Luiz Felipe Scolari marcou época no Grêmio, principalmente nos anos 1990, se tornando um dos nomes mais emblemáticos da história Tricolor.

É o segundo técnico que mais esteve na beira do campo gremista, na frente de Foguinho no top-3, somente atrás de Renato Portaluppi. A sua primeira passagem pelo Imortal foi em 1987, com 45 jogos disputados, somando 24 vitórias, 16 empates e cinco derrotas ao todo. Nesse ano, levantou a taça do Campeonato Gaúcho, no seu primeiro de diversos títulos conquistados com a camisa azul, preta e branca.

Na sua segunda oportunidade treinando o time, aí sim, de vez, surgiu um maiores comandantes que o clube já teve na sua história. De 1993 a 1996, Felipão acumulou 127 vitórias em 267 jogos, conquistando os seguintes títulos: Gauchão (1995 e 1996), Copa do Brasil (1995), Copa Sanwa Bank (1995) Libertadores (1995), Brasileirão (1996) e Recopa Sul-Americana (1996).

Essa passagem só não foi mais marcante pelo vice-campeonato do Mundial de Clubes de 1995, na derrota para o Ajax, base da Holanda na época. Sem qualquer demérito para o ídolo, visto que aquele 28 de novembro não estava reservado para a equipe, com situações raras acontecendo nesse dia, como Jardel perdendo uma chance de gol clara na partida e Arce errando um pênalti nas cobranças decisivas.

Leia mais

Grêmio ainda pode enfrentar problema grave com Monsalve

Desabafo de Renato Portaluppi deixa alerta para problemas internos no Grêmio

Felipão no século XXI pelo Grêmio

Ele voltou a comandar o Grêmio de 2014 a 2015, com 52 jogos na casamata da Arena, e não mais do Olímpico, com 57% de aproveitamento dos pontos. Essa passagem ficou marcada pelo lendário clássico GreNal de 2014, com vitória do Tricolor Gaúcho por 4 a 1, com gols de Luan, Ramiro e Alan Ruiz duas vezes.

Em 2021, na passagem mais apagada, pela crise gremista, voltou à Porto Alegre para tentar tirar o clube da zona de rebaixamento. Entretanto, acabou sendo demitido na época por uma sequência de resultados negativos, mas Luiz Felipe Scolari poderia ter sido o nome certo a livrar o time do descenso, já que teve 57% de aproveitamento quando esteve comandando a equipe.

O certo é que Felipão, sim, é um dos maiores técnicos da história do Grêmio, sem dúvidas, um ícone, uma lenda, um multicampeão.

Imagem destaque: Lucas Uebel /GFBPA / Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo