Felipão x Mancini: veja quem foi melhor no Grêmio
Felipão e Vagner Mancini foram os técnicos que mais dirigiram o Grêmio no Brasileirão 2021 e tiveram um desempenho muito parecido na competição nacional. Os dois venceram seis jogos e perderam seis, a diferença é que com Luiz Felipe Scolari foram três empates, contra dois do hexa-rebaixado.
Sendo assim, Felipão teve 46,6% de aproveitamento, contra 47,6% do seu sucessor. É importante dizer que aqui estamos contando somente jogos pelo Brasileirão. Scolari treinou o time em seis partidas de mata-mata, com mais três vitórias e três derrotas, então seu aproveitamento geral foi de 47,6%, igual Mancini.
Essa comparação deixa claro que o desempenho deles no Brasileirão foi praticamente idêntico. Mas, podemos nos aprofundar no que representou cada jogo. Com Mancini, o time enfrentou Bragantino, Flamengo e Atlético-MG com times reservas e fez 7 pontos. A história seria outra se eles viessem com titular.
Felipão não teve colher de chá deste tipo, com ele o Grêmio foi ao Rio de Janeiro e venceu os titulares do Flamengo, em um período que vinham bem embalados sob o comando de Renato Portaluppi.
E mais, os números de Mancini até parecem medianos, só que temos ainda que incluir vitórias contra os desinteressados Fluminense e São Paulo nesta conta. As outras duas vitórias com ele foram sobre Juventude e Chapecoense. Não é culpa do técnico pegar adversários em determinadas circunstâncias, mas temos que lembrar disso.
Felipão ou Mancini no Grêmio?
Em porcentagem, vitória de Mancini. Mas, se avaliarmos os jogos friamente, o trabalho de Felipão acabou sendo melhor. A troca aconteceu porque o time parecia estar em uma descendente e a direção entendeu que era preciso mudar. Ainda assim, não deu certo e o tricolor caiu.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagens: Lucas Uebel / Grêmio FBPA