FIFA faz mudança radical em formato do Mundial; veja como o Grêmio pode chegar lá
O Mundial de Clubes da FIFA terá um novo formato a partir de 2025. Nesta sexta-feira (16), o italiano Gianni Infantino, presidente da instituição, confirmou a mudança na competição, que passará a ser realizada a cada quatro anos. O torneio passará a contar com a presença de muito mais equipes por continente.
“Será como a Copa do Mundo das seleções“, informou Infantino, em entrevista coletiva no Catar, onde está acompanhando o Mundial, que terá sua final no domingo (18), entre Argentina e França.
De acordo com informações do site Globo Esporte, o Mundial de Clubes irá contar com 32 equipes e o número de times por cada continente ainda será definido. A Uefa e a Associação de Clubes Europeus (ECA) já apresentaram uma condição para apoiarem o novo formato e querem que a Europa tenha 12 representantes.
FIFA tenta alterar formato do Mundial há alguns anos
A instituição já havia anunciado uma mudança no Mundial de Clubes em 2019. A expectativa era que a competição de 2021 contasse com 24 equipes, mas a pandemia de Covid-19 acabou atrapalhando os planos, fazendo com o que o formato atual fosse mantido.
Inicialmente, no torneio com 24 times, a expectativa era que oito europeus e seis sul-americanos estivessem na disputa, com as demais 10 vagas sendo distribuídas entre os continentes restantes. A tendência é que as equipes da Europa resistam à ideia do aumento para 32 participantes.