Grêmio é o quinto clube que mais usou jovens na Série B; entenda
Ao longo desta semana, algumas pesquisas importantes foram divulgadas pelo Observatório do Futebol CIES (Centro Internacional de Estudos do Esporte, em inglês), localizado na Suíça. De acordo com o estudo, foi revelado um relatório sobre a média de idade das equipes do futebol.
Grêmio tem baixo aproveitamento na utilização de jovens
O estudo aponta que o Grêmio segue aproveitando pouco seus jovens. O relatório analisou todas as escalações dos clubes até o momento. No Brasil, o time que mais usou jogadores até 21 anos é o Bragantino. São 37,1% dos atletas escalados até aqui na temporada.
A equipe do Tricolor, por sua vez, tem a porcentagem de 14,1% jogadores jovens utilizados. Santos, Fluminense, Athletico-PR e São Paulo completam o top cinco de clubes que mais aproveitam jovens atletas. Na Série B, o Tricolor Gaúcho é o quinto com mais jovens no time, ficando atrás da Ponte Preta, Vasco, Bahia e Cruzeiro.
Com as pesquisas, o Grêmio também apareceu na lista de times com mais jogadores com a idade avançada como Edílson, Geromel, Lucas Leiva e Diego Souza, o Tricolor está na 12ª colocação do ranking de times que mais usam atletas acima dos 30 anos. O primeiro colocado é o Operário, que tem quase 70% dos atletas com essa faixa de idade.
Jovens do Grêmio
Ao lado de muitos jogadores experientes, alguns atletas que já vestiram a camisa do Imortal na Série B, ou estão sendo relacionados, são responsáveis por colocar o Tricolor no ranking.
- Pedro Lucas- Meia (19)
- Gustavo Martins- Zagueiro (19)
- Wesley- Atacante (20)
- Adriel- Goleiro (21)
- Biel- Atacante (21)
- Natã- Zagueiro (21)
- Fernando Henrique- Volante (21)