Grêmio acelera saídas e mira reformulação do elenco durante a Copa do Mundo
O Tricolor precisa reduzir custos, abrir espaço na folha salarial e atingir as metas estabelecidas para venda de jogadores ao longo da temporada
Grêmio define estratégia para o segundo semestre e prepara mudanças no elenco
O Grêmio se reapresentou nesta quarta-feira (17) e já trabalha nos bastidores para definir os rumos do segundo semestre. A reapresentação comandada por Luís Castro no CT Luiz Carvalho marca o início da intertemporada, mas a direção também concentra esforços em outro objetivo considerado fundamental: reorganizar financeiramente o clube.
A avaliação interna é clara. O Grêmio precisa reduzir custos, abrir espaço na folha salarial e atingir as metas estabelecidas para venda de jogadores ao longo da temporada. Por isso, as próximas semanas prometem movimentações importantes no elenco tricolor.
Grêmio estabelece meta de vendas para 2026
O planejamento financeiro prevê uma arrecadação mínima de R$ 140 milhões com negociações de atletas em 2026. Diante deste cenário, a direção acompanha de perto o mercado e entende que algumas saídas serão inevitáveis.
Entre os jogadores mais valorizados do elenco, Gabriel Mec e Viery aparecem como os principais ativos do clube. Os dois despertam interesse de equipes do exterior e podem render cifras importantes aos cofres gremistas.
Além da dupla, nomes como Noriega, Monsalve e André Henrique também receberam sondagens recentes e seguem monitorados por clubes estrangeiros.
Quem pode deixar o Grêmio?
Enquanto alguns jogadores atraem interesse por questões técnicas e potencial de valorização, outros podem deixar Porto Alegre por conta da perda de espaço dentro do elenco.
A comissão técnica avalia que alguns atletas não conseguiram se firmar durante o primeiro semestre e, por isso, o clube não deverá criar obstáculos caso propostas cheguem à mesa.
Além da saída concretizada de Arthur, os nomes que possuem futuro indefinido estão:
- João Pedro;
- Marcos Rocha;
- Caio Paulista;
- Balbuena;
- Dodi;
- Willian.
A tendência é que a direção analise cada situação individualmente ao longo da janela de transferências.
Reforços dependerão das saídas
Ao mesmo tempo em que busca negociações para enxugar o elenco, o Grêmio também monitora o mercado em busca de reforços.
A estratégia, porém, será diferente daquela adotada no início do ano. Após investimentos expressivos em algumas contratações, a direção pretende agir com mais cautela.
O foco está em jogadores brasileiros, com menos de 30 anos e que apresentem condições contratuais viáveis para a realidade financeira do clube. Desta forma, novas chegadas dependerão diretamente das movimentações de saída e da capacidade do Grêmio em gerar receitas durante a janela.
Intertemporada será decisiva
Enquanto os dirigentes trabalham nos bastidores, Luís Castro inicia um período considerado fundamental para a sequência da temporada.
Com mais de um mês sem compromissos oficiais, o treinador terá tempo para ajustar a equipe, recuperar jogadores fisicamente e definir uma base para o restante do ano.
Até o retorno das competições, previsto para o fim de julho, o Grêmio também deve disputar amistosos que servirão como laboratório para a comissão técnica e poderão indicar quais jogadores seguirão fazendo parte dos planos para o segundo semestre.
Luís Castro faz último teste no Grêmio e pode definir novo time contra o Cruzeiro
Adicione o Portal do Gremista como sua fonte preferencial no GoogleGrêmio encara o Cruzeiro em último teste antes…
Ler artigoEx-volante do Grêmio tem novo destino definido no futebol asiático
Ex-Grêmio, Darlan acerta com campeão da Tailândia após passagem pela Europa O Buriram United, atual campeão da Tailândia,…
Ler artigoOferta surpreende e coloca atacante do Al-Nassr na pauta do Grêmio
Grêmio avalia Wesley, do Al-Nassr, como oportunidade de mercado; empréstimo é estudado O Grêmio recebeu a oferta do…
Ler artigo

