Últimas Notícias do Grêmio

Grêmio fará ações para o Dia da Consciência Negra antes da partida contra o Juventude

Data é feriado nacional pela primeira vez

Dia da Consciência NegraGrêmio promove atos em referência ao feriado nacional

Nesta quarta-feira (20), o Grêmio enfrenta o Juventude, na Arena, às 19h. A data marda o Dia da Consciência Negra, feriado nacional pela primeira vez em 2024. Antes da partida, o Tricolor realizará algumas ações com objetivo de chamar a atenção para a falta de oportunidades às pessoas pretas e pardas.

Uma destas ações é intitulada “Sem Barreira – Oportunidades iguais para todos”. Na ocasião, os arcos da Arena serão totalmente cobertos por uma lona, exceto por pequenos buracos onde os participantes da ação tentarão acertar seus chutes e não terão êxito. Ao lado de cada buraco, estatísticas serão exibidas destacando a dificuldade no sucesso das pessoas pretas e pardas em comparação aos brancos. A ação será replicada no telão do estádio e nas placas de LED.

Nas redes socias do Grêmio, cards com dados da diferença que há entre pretos e brancos no Brasil já estão sendo publicados. O clube traz que apenas 0,4% dos CEOS no país são pretos e que a diferença salarial para um branco que ocupa o mesmo cargo é de 42%.

Além da presença do mascote Flecha Negra, uma homenagem ao ídolo Tarciso, atleta que mais vezes vestiu a camisa tricolor (723 jogos), o capitão usará uma faixa especial e os jogadores terão um patch exclusivo nas camisas em referência ao tema.

Dia da Consciência Negra
Imagem: Divulgação/Grêmio

Saiba como surgiu o dia da Consciência Negra

Celebrado neste 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra será feriado nacional pela primeira vez em 2024, instituído pela Lei 14.759/2023.

A data rememora a morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil no período colonial, assassinado em 1695, e foi proposta por um grupo de estudiosos e ativistas gaúchos como alternativa à celebração da Abolição da Escravatura, em 13 de maio.

Há 13 anos, o 20 de novembro foi oficializado como Dia da Consciência Negra. No entanto, era reconhecida como feriado apenas em seis estados – Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo – e em aproximadamente 1,2 mil cidades. A lei para instituir a data nacional foi aprovada e sancionada pelo governo federal em dezembro de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo