Há exatos 39 anos, Grêmio atropelou time alemão com direito a hat-trick de Renato Portaluppi
Grêmio e Stuttgart uma partida memorável
Há exatamente 39 anos, os torcedores do Grêmio tinham motivos de sobra para celebrar. Era 1984, e o Tricolor Gaúcho realizava um confronto amistoso contra o Stuttgart, na Alemanha. O Imortal não apenas venceu o desafio europeu, mas fez com maestria, superando os alemães por 4 a 2, numa partida que ficou gravada na memória dos gremistas.
Nesta data, em 1984, o Grêmio goleava o Stuttgart por 4 a 2, em jogo amistoso, na Alemanha. Destaque para Renato, melhor em campo e autor de três gols. Tarciso também deixou sua marca. Os gols da equipe alemã foram anotados por Jürgen Klinsmann e Thomas Kempe. Há 39 anos. pic.twitter.com/4SwNw6ihew
— Grêmio FBPA (@Gremio) August 10, 2023
Um show de Renato Portaluppi
Se havia alguém em campo que merecia todos os holofotes naquela ocasião, era Renato Portaluppi. O jogador, que se tornaria uma das maiores lendas do Grêmio, foi o grande nome do jogo. Mesmo com o Stuttgart abrindo o placar aos 35 minutos com um gol de Thomas Kempe, a resposta gremista veio rápido e veio com Renato. Portaluppi balançou as redes logo no minuto seguinte, igualando o placar. O primeiro tempo terminaria com um empate em 1 a 1, mas o que viria a seguir seria um show Tricolor.
Domínio do Grêmio e Hat-trick de Renato
Na etapa complementar, o Grêmio não deu chances aos donos da casa. Tarciso, aos 12 minutos, virou o placar, dando o tom do que estava por vir. Aos 24 minutos, Portaluppi, novamente ele, ampliaria a vantagem, tornando a situação dos alemães ainda mais difícil. Jürgen Klinsmann até tentou dar esperança aos torcedores locais, diminuindo o marcador aos 37 minutos.
No entanto, Renato, insaciável, completaria seu hat-trick no último minuto da partida, selando a grande vitória gremista por 4 a 2 e garantindo um capítulo dourado na rica história do clube. Lembrando que neste ano o Grêmio více da Libertadores.