13 de janeiro na história: há 69 anos, Grêmio batia equipe tradicional da América do Sul
Recém se reestruturando para consolidar a sua hegemonia estadual na década de 1950, o Grêmio participou de diversos amistosos na década. Um deles, contra o Emelec, do Equador, ocorreu há exatos 69 anos, no dia 13 de janeiro de 1954.
Em pleno Estádio George Capwell, em Guayaquil, o Imortal do treinador Telêmaco Frazão se impôs e derrotou o time da casa por 2 a 1, com gols de Itamar e Vitor. Assistido por mais de 60 mil pessoas, o duelo marcou um dos diversos embates que o Tricolor teve pela América do Sul nos anos 1950.
Além disso, a partida também marcou um dos últimos jogos da carreira do comandante Telêmaco, que aposentou-se do futebol em 1954.
Telêmaco Frazão marcou seu nome no Grêmio
O Grêmio sempre teve a sua história marcada pela passagem de muitos jogadores e treinadores icônicos. Há quem tenha seguido as duas carreiras dentro do Imortal, como Luiz Carvalho e Oswaldo Rolla.
Além deles, outra figura destacada atingiu o sucesso como jogador, treinador e também presidente do Tricolor: foi Telêmaco Frazão de Lima, o famoso Telêmaco, que participou como jogador de um esquadrão que dominou o futebol do Rio Grande do Sul. Ao lado de lendários nomes como Eurico Lara, Luiz Carvalho e Oswaldo Rolla, Telêmaco conquistou o Campeonato Gaúcho (1926) e o Campeonato Citadino em 1926 e 1930.
Além disso, o ex-defensor ainda foi técnico do clube gaúcho, logo após aposentar-se em 1930. No comando do Imortal, Frazão venceu os campeonatos citadinos e regionais de 1931 e 1932, estabelecendo o seu nome na história da instituição.
Ademais, ainda comandou o Imortal na década de 1940 e 1950, quando não obteve tanto sucesso. Logo após a sua aposentadoria, o ícone passou a ser reverenciado dentro do clube, onde virou lenda para toda a eternidade.