14 de setembro na história: Grêmio calou o Maracanã contra o Flamengo em 1969
No Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1969, o Grêmio conseguiu uma vitória histórica contra o Flamengo no Maracanã. Nos anos 60, o Tricolor Gaúcho tinha um grande aspecto dentro do estádio carioca, sofrendo a primeira derrota somente nos anos 70.
Relembre como foi esse confronto do Grêmio contra o rubro-negro
No primeiro tempo a equipe gaúcha vencia de 1 a 0, com o gol de Alcindo. Na etapa decisiva, Flecha e Loivo, que substituiu Alcindo, voltaram a alimentar o marcador. Grêmio cumpriu uma atuação de gala no Maracanã. Com um futebol tranquilo, preciso e de força coletiva, os tricolores não tomaram conhecimento do e poderiam ter chegado a uma goleada. Muito cedo os gremistas apresentaram perfeição na defensiva, onde Ari Erclio despontava, e atacaram de maneira envolvente através, especialmente, de Flecha e Volmir.
O elenco comandado por Sergio Moacir Torres, usou a paciência e a velocidade de dois jogadores sempre perigosos, como Alcindo e o ponteiro-direito Flecha. O time gaúcho, utilizou a sua forma de jogar e manteve-se bem fechado na sua defesa, com o volante Jadir dando proteção constante aos zagueiros. O Flamengo, um time perdido, caiu na armadilha. Foi todo à frente, exercendo um domínio territorial duvidoso, pois ao chegar na frente da área adversário, nada mais conseguia de positivo, o clube carioca foi derrotado pelo placar de 3 a 0 dentro do Maracanã lotado.
Flamengo x Grêmio 1969; Confira as escalações
Flamengo: Sidnei; Murilo, Manicera, Guilherme e Paulo Henrique; Liminha e Rodrigues Neto; Ademir, Fio, Dionísio, Luís Cláudio (Bianchini).
Técnico: Tim
Grêmio: Arlindo; Renato, Ari Ercílio, Áureo e Everaldo; Jadir e Júlio Amaral; Flecha, Davi (João Severiano), Alcindo (Loivo) e Volmir
Técnico: Sergio Moacir Torres